CIDADES

min de leitura - #

Ação identifica casos de abuso em Arapongas

Da redação

| Edição de 16 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Implantado no ano passado pela prefeitura de Arapongas com participação de várias secretarias e Conselho Tutelar, o programa “Criança Informada, Criança Segura” encerrou ontem a primeira fase do ciclo de palestras e atividades desenvolvidas nas escolas da rede municipal. Com meta de levar orientações de segurança para os alunos, o tema tratado foi o enfrentamento do abuso infantil. Graças a iniciativa, cinco casos suspeitos foram identificados e estão sendo investigados.

Conforme uma das coordenadoras do projeto, a guarda municipal Edimara Ponciano Umbelino, o tema foi desenvolvido aproveitando o mote da campanha governamental “Não engula o choro”, que visa conscientizar a população a denunciar crimes de violência praticados contra crianças e adolescentes.
Desde o mês de março integrantes do Grupamento de Patrulha Escolar Comunitária (GPEC), estiveram em 11 escolas repassando orientações mensais para alunos de 3º ano, através da projeção de slides e vídeos educativos sobre o tema, sendo atendidas aproximadamente 650 crianças. No segundo semestre, mais 13 escolas devem ser visitadas.
Para falar do tema, o projeto também leva para as escolas uma encenação do grupo “Viagem à Fantasia”, da Secretaria Municipal de Cultura, que retrata situações correlatas ao tema do abuso sexual. "Além da questão lúdica, a encenação também tem o intuito de identificação de eventuais casos de abuso infantil, uma vez que o projeto também conta com a participação de uma equipe multidisciplinar com psicólogas, assistentes sociais e conselheiros tutelares para dar o suporte necessário", frisou Edimara.
Através das ações do programa, foram identificados e confirmados 2 casos de abuso sexual no ano passado e neste ano, cinco investigações foram abertas. 
A GM finaliza explicando que, o projeto “Criança Informada, Criança Segura” vem sendo realizado desde 2017 e envolve diversas atividades preventivas em relação à segurança pessoal da criança. “Não trabalhamos apenas com abuso, mas com relação a acidentes de trânsito, entre outros pontos”, comenta. 
O encerramento da primeira fase foi realizado na Usina do Conhecimento  e o programa é uma parceria entre as secretarias de Segurança, Educação, Assistência Social, Cultura e Conselho Tutelar.