CIDADES

min de leitura - #

Ação reduz reincidência no Minipresídio

Da redação

| Edição de 29 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Secretaria da Mulher atua desde 2015 junto às detentas
O Projeto Reconstruindo Vidas, implantado em outubro de 2015 pela Secretaria Municipal da Mulher e Assuntos da Família, reduziu a reincidência em 80% na ala feminina do minipresídio de Apucarana. O dado foi apresentado pelo delegado-chefe da 17ª Subdivisão Policial (SDP) de Apucarana, José Aparecido Jacovós, durante visita à carceragem da equipe responsável pelo programa e que foi acompanhada por membros do Poder Judiciário e da OAB. A visita foi marcada ainda pela vacinação contra a gripe e a entrega de produtos de higiene pessoal.

Imagem ilustrativa da imagem Ação reduz reincidência no Minipresídio

De acordo com o delegado Jacovós, a ala feminina já teve até 25 detentas e atualmente conta com somente 13. “Depois da implantação do projeto, temos um índice de quase 80% daquelas que saíram daqui e não voltaram a reincidir. Hoje elas saem com uma visão diferente e com nova perspectiva de vida”, frisa Jacovós.
Segundo a secretária municipal da Mulher e Assuntos da Família, Denise Canesin Machado, diversas ações são realizadas através do programa. “Oferecemos oficinas de artesanato e beleza, envolvendo os cuidados com o cabelo, maquiagem e higiene pessoal. Também são disponibilizados livros para leitura e depois elas fazem resumos, que são acompanhados pela pedagoga da secretaria”, cita Denise.
Oswaldo Soares Neto, juiz de direito da 1ª Vara Criminal da Comarca de Apucarana, também acompanhou a visita e confirmou a diminuição da reincidência. “Essa constatação demonstra a efetividade e a importância de um projeto desta natureza. Isso mostra que é possível a ressocialização”, destaca o juiz.
Além da vacina contra a gripe, as 13 detentas receberam nesta ontem produtos de higiene pessoal, através de uma parceria entre a Comissão da Mulher Advogada da subseção de Apucarana da OAB, a Distribuidora Vision e a Secretaria da Mulher.
Foram repassados às detentas produtos como escova e creme dental, condicionador, shampoo, absorvente e hidratante. “A empresa se sensibilizou com a situação e decidiu fornecer os produtos de primeira necessidade, acrescentando outros como hidratante”, ressalta o advogado Pablo José de Barros Lopes, que no ato representou a distribuidora.