CIDADES

min de leitura - #

Acea prepara 24ª edição da Festa da Cerejeira

Da redação

| Edição de 20 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Associação Cultural e Esportiva de Apucarana (Acea) vai realizar, de 21 a 24 de junho, a 24ª edição da Festa da Cerejeira. A comissão organizadora da tradicional festa se reuniu anteontem com o vice-prefeito, Júnior da Femac e os secretários Nicolai Cernescu, da Gestão Pública; Herivelto Moreno, de Obras; e Laércio de Morais, do Governo, para tratar de detalhes finais do evento. 

A diretoria da Acea está requerendo todas as liberações necessárias de órgãos, como Corpo de Bombeiros, Conselho Regional de engenharia (CREA), Prefeitura e Ministério Público. Ao mesmo tempo, a associação busca apoio da prefeitura em alguns serviços estruturais. Neste ano, a Festa da Cerejeira marca a comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
O vice-prefeito, Junior da Femac, em nome do prefeito Beto Preto, assegurou que mais uma vez será dado todo o apoio e suporte necessário par ao sucesso da Festa da Cerejeira. "Trata-se do mais tradicional evento da colônia japonesa no Norte do Paraná, que celebra a florada da cerejeira - árvore símbolo do Japão -, e que preserva a cultura nipônica", assinala o vice-prefeito.
Conforme destaca Junior da Femac, a Acea é responsável pela realização do maior evento festivo de Apucarana. "Por força de lei, a Festa da Cerejeira se tornou Patrimônio Histórico e Cultural de Apucarana, por iniciativa do prefeito Beto Preto. Por isso, enaltecemos o pioneirismo dos japoneses no Município e reconhecemos a importante contribuição dos descendentes japoneses na economia e no desenvolvimento de Apucarana", comenta Junior.
O presidente do Conselho Deliberativo da Acea, Satio Kayukawa, destaca que a Festa da Cerejeira não é uma festa da associação e sim de Apucarana para todo o Brasil. "Na festa recebemos mais de trinta mil visitantes de todo o Paraná e também de outros estados. E, neste ano, vamos comemorar os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, com a presença do cônsul do Japão no Paraná, Hajime Kimura", anuncia Satio Kayukawa.
Os preparativos finais da festa foram tratados com o vice-prefeito Junior da Femac e secretários municipais, pelo presidente da Acea, Kenite Ishida; Eduardo Nakaguishi (secretário);  e os associados Paulo Yoshii, Célio Yoshii, Jaime Miyazaki, Koiti Fukino e Hugo Suzuki. (EDITORIA DE CIDADES)