CIDADES

min de leitura - #

Acesso à BR-376 terá rota alternativa

Da Redação

| Edição de 20 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A partir de amanhã, os condutores que precisarem acessar BR-376 via Rua Sussumo Shimura, no Jardim Catuaí, deverão seguir por uma rota alternativa traçada pela CCR Rodonorte, com aval do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan). A mudança ocorre devido as obras de duplicação do Contorno Sul.

De acordo com o engenheiro da concessionária, Luiz Carlos Fernandes, o acesso atual será interditado por um período de seis meses. “Este é o tempo necessário para que possamos executar as obras de duplicação previstas para este trecho”, explica Fernandes.
O desvio é de pouco mais de 50 metros. “Todo o trânsito será agora encaminhado pela Rua Itemerata Gonçalves dos Santos e Rua Andry Prijma. Um pequeno trecho apenas”, confirma o engenheiro responsável pelas obras.
O superintendente de Segurança, Trânsito e Transportes do Ideplan, Carlos Mendes, assinala que o novo trajeto estará devidamente sinalizado, com placas indicando “Acesso a BR-376”. 
“Os condutores irão percorrer apenas duas vias que passam por dentro do Jardim Catuaí, encontrando um novo acesso logo abaixo do atual, por isso pedimos atenção redobrada a todos, uma vez que se trata de um bairro residencial”, pontua Mendes. 
As obras de duplicação do Contorno Sul de Apucarana, que incluem dois viadutos (acesso a Rio Bom e Rua Nova Ukrânia) e uma ponte sobre o Córrego Biguaçu, devem ser entregues em novembro de 2020. A primeira fase, num trecho de 4,5 quilômetros, em trecho que vai das proximidades do 10º Batalhão da Polícia Militar até a estrada do Rio Bom, está praticamente concluída. O segundo trecho, de 6,5 quilômetros, entre o viaduto próximo ao 30º Batalhão de Infantaria Mecanizado (30º BIMec) até o acesso a Rio Bom, está em fase inicial. Prevista no contrato de concessão, a duplicação do Contorno Sul de Apucarana é de responsabilidade da CCR Rodonorte e deve absorver recursos na ordem de R$70 milhões.

NOVA UKRÂNIA
A reconstrução da Rua Nova Ukrânia está em andamento com execução dos serviços de drenagem. “Com investimentos conquistados pela gestão Beto Preto junto ao governo Ratinho Júnior, a obra vai criar uma nova ligação de toda a região do Bairro Igrejinha com o Contorno Sul de Apucarana, contribuindo para desafogar o trânsito das vias centrais”, lembra o prefeito Júnior da Femac.
Os recursos da ordem de R$1.321.659,21, foram viabilizados via Banco Fomento Paraná. A empresa vencedora da licitação foi a Empreiteira de Mão-de-Obra Bueno Ltda, de Jandaia do Sul. Estão sendo realizadas obras de drenagem, galerias (1.224 metros lineares), calçadas (3.400 m²), rampas de acessibilidade e sinalização horizontal e vertical. A faixa de rolamento terá 12 metros de largura por 970 metros de extensão (12.344 m²), além de um novo sistema de iluminação. “A “Nova Ukrânia” irá ligar ao futuro viaduto do contorno, junto à Subestação da Copel, abrindo ainda novas áreas para crescimento da cidade. A nova via também irá favorecer os empresários e os trabalhadores atuam no Parque Industrial Sul com uma opção maios rápida e segura de acesso”, avalia o prefeito Júnior da Femac.