OPINIÃO

min de leitura - #

Acidentes de trabalho geram alerta na região

Da Redação

| Edição de 06 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

É preocupante o número de mortes provocadas por acidentes de trabalho nos municípios da região. Foram 17 até o começo de dezembro deste ano, o mesmo número registrado em 2017, segundo dados fornecidos pela 16ª Regional de Saúde (RS), com sede em Apucarana. É preciso discutir o assunto nas empresas e cobrar a adoção de medidas de proteção dos trabalhadores.

O caso mais recente ocorreu nesta semana em Marilândia do Sul. Clóvis da Silva Pacheco, de 42 anos, perdeu a vida quando realizava um serviço na rede elétrica no bairro Carquejo. Ele chegou a ser socorrido por colegas, mas não resistiu aos ferimentos.
Segundo relatório da 16ª Regional de Saúde, Arapongas é a cidade com maior número de mortes (7), seguida de Apucarana, com 4 óbitos. Cambira, Faxinal, Kaloré, Mauá da Serra e Sabáudia também registraram acidentes de trabalho com vítimas fatais.
O assunto precisa ser tratado com toda seriedade. Há normas de segurança rigorosas, mas, infelizmente, muitas empresas não respeitam o que diz a legislação. Há também casos de trabalhadores que não utilizam os equipamentos de segurança individual fornecidos.
Evidentemente, cabe ao empregador exigir o cumprimento dessas normas por parte dos funcionários. Há muita negligência das empresas. Além disso, outro problema é a falta de fiscalização. Na maioria dos casos, os auditores do Ministério do Trabalho e Emprego (TEM) apenas comparecem depois do acidente de trabalho já consumado. É preciso colocar em prática ações de prevenção e proteção do trabalhador.
Em Apucarana, segundo o setor responsável por essa área na Autarquia Municipal de Saúde (AMS), as áreas de construção civil, agroindústria e confecção são as que mais registram ocorrências do tipo.
O tema não pode ser negligenciado no mercado de trabalho. Mortes poderiam ser evitadas casos as normas de segurança fossem respeitadas. É uma tarefa que deve partir das empresas, principalmente, que precisam fazer funcionar suas Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes) e reduzir o máximo possível a chance de acidentes.