COLUNAS

min de leitura - #

Ações criminais

Editoria de Política

| Edição de 02 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Com a maior renovação desde a eleição de 1994, a nova Câmara Federal registra uma queda acentuada no número de deputados com acusações criminais. Levantamento do Congresso em Foco mostra que caiu de 178 para pelo menos 93 o total de integrantes da Casa suspeitos de crime, uma redução de mais de 46% no período de um ano. Corrupção, lavagem de dinheiro, crimes contra a Lei de Licitações e eleitorais estão entre as acusações mais recorrentes. Também há casos isolados, como violência doméstica, estelionato e tortura. Essa redução pode ser atribuída, em parte, ao elevado número de deputados que estreiam na vida pública. Pelo menos 118 dos 513 nunca exerceram qualquer mandato político. Deputados que já exerceram outras funções públicas estão mais sujeitos a processos em razão de atos praticados na máquina administrativa.

Vila Rural A Vila Rural Terra Prometida, no Distrito de Caixa de São Pedro, em Apucarana, acaba de receber a aplicação de resíduo asfáltico compactado em todas as suas ruas. A conquista do material foi intermediada pelo prefeito Junior da Femac (PDT) e o vereador Franciley Poim (PSB) junto ao DER. Os serviços foram executados com máquinas, caminhões e operários da Prefeitura de Apucarana.

Farmácia Nos próximos dias a Prefeitura de Apucarana irá colocar em funcionamento mais duas farmácias municipais, visando facilitar a oferta de medicamentos aos pacientes do SUS. Uma será instalada em frente a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), e outra funcionará junto à UBS do Núcleo João Paulo. “Estamos investindo para melhorar o atendimento das pessoas”, diz o prefeito Junior da Femac.

Luz na Juruba Nesta segunda-feira, a partir das 16 horas, no gabinete municipal, o prefeito Junior da Femac assina a ordem de serviço para o início das obras de instalação da rede de energia elétrica do parque Industrial da Juruba. A empresa vencedora do processo licitatório foi a Eletrofil. A instalação de postes e da rede está orçada em R$ 900 mil, incluindo a instalação de transformadores, cabos de alta e baixa tensão, hastes e luminárias. 

Pauta cheia A Câmara de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a sua sessão ordinária. A pauta de votação está bastante cheia, contendo um total de 26 matérias. São quinze projetos de lei do Executivo, quatro do Legislativo, dois projetos de decreto legislativo, um projeto de resolução e quatro requerimentos. A maioria dos projetos do Executivo trata de cessão de terrenos a empresas.

Consórcios O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) e o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, vão assinar nesta segunda-feira, às 17h30, liberação de recursos de incentivo para nove consórcios intermunicipais de saúde distribuídos em diversas regiões do Estado. De acordo com Beto Preto, os benefícios vão chegar a 156 municípios. Os valores somam em torno de R$ 28 milhões.

Biometria Começa nesta segunda-feira o cadastramento biométrico de eleitores na Comarca de Grandes Rios, que atende também os municípios de Rio Branco do Ivaí e Rosário do Ivaí. Ao todo, devem comparecer para fazer a biometria 13,5 mil eleitores. Os trabalhos vão prosseguir até o dia 30 de agosto. Eleitores que não comparecerem no prazo previsto poderão ter o título cancelado.

Documentos Para realizar o cadastramento biométrico, é necessário apresentar o título eleitoral anterior e um documento oficial e original que contenha nome completo, data de nascimento, filiação e cidade onde nasceu, tais como Identidade, Certidão de Nascimento ou Casamento, Certificado de Reservista e Carteira de Trabalho. Além disso, o eleitor deve levar um comprovante de residência original, atual e recente, em seu próprio nome, ou de seus pais ou cônjuge.

Câmeras Requerimento aprovado pela Câmara de Mandaguari nesta semana pede ao Executivo a instalação de câmeras de segurança em locais estratégicos e portões eletrônicos nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais. A proposição é de autoria do presidente da Câmara, Hudson Guimarães (Cidadania), e dos vereadores Sebastião Alexandre (MDB), Eron Barbiero (PSB) e Luiz Carlos Garcia (Cidadania).

Segurança O requerimento dos vereadores de Mandaguari tem o objetivo de promover mais segurança aos estudantes, servidores e auxiliar na manutenção do patrimônio público. A atenção dos parlamentares é justificada pelos recentes casos de arrombamento e furto dos espaços municipais.

Vapt Vupt

Alguns prefeitos da região têm enfrentado dificuldades para acertar obras irregulares de mandatos anteriores.
Em Novo Itacolomi, o prefeito Moacir Andreola (PSD) diz que existem pelo menos quatro obras com problemas.
Outros prefeitos não conseguem obter certidão negativa por causa de convênios pendentes no Tribunal de Contas.
O Tribunal de Contas do Paraná, inclusive, está fiscalizando com rigor prestações de contas de prefeitos e ex-prefeitos.