CIDADES

min de leitura - #

Advogado Edson Pereira morre aos 64 anos

CINDY SANTOS

| Edição de 19 de outubro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Morreu ontem aos 64 anos, o advogado apucaranense Edson Carlos Pereira. Ele lutava contra um câncer há 1 ano e 6 meses e faleceu em sua casa, em Londrina. Profissional renomado e de muito prestígio na cidade, foi por duas vezes conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), presidente da Subseção Apucarana, além de outras múltiplas atribuições na Ordem e pela advocacia. Foi também vice-diretor da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e um dos fundadores da Faculdade do Norte Novo de Apucarana (Facnopar). 

A notícia do falecimento gerou grande comoção na cidade. O corpo foi velado ontem na OAB Apucarana, e transladado por volta da meia-noite à Londrina, onde foi realizada uma cerimônia íntima entre familiares. A cremação ocorre hoje às 8h30. As cinzas do advogado serão depositadas no mausoléu da família, no Cemitério Cristo Rei, onde estão sepultados os pais dele, Edgar Belarmino Pereira e Elza Duete Pereira. 
Amigo de longa data, o médico Daniel Blanski destaca que o advogado era uma pessoa muito querida, alegre e amada por todos. “Tive oportunidade de passar muitos momentos agradáveis com ele. Era muito alegre e gozava até das tristezas, ele sabia fazer disso momentos agradáveis. Uma pessoa maravilhosa que vai deixar muitas saudades”, ressalta. 
Blanski conta que Pereira não esmoreceu diante do diagnóstico de câncer e acreditou na sua cura desde o início. “Chegou uma hora que ele se entregou, pois já não tinha mais o que ser feito. Ele faleceu em casa, perto da família”, conta. 
Muito ativo e dinâmico, Pereira não se contentou em apenas exercer a advocacia, mas também se preocupou em contribuir com a formação profissional da população. Durante 35 anos atuou como professor da antiga Faculdade de Ciências Econômicas de Apucarana (Fecea), atual campus Universidade Estadual do Paraná (Unespar). Em 2014, foi eleito vice-diretor da instituição, cargo que exerceu durante quatro anos. 
Diretor do campus da Unespar Apucarana, Daniel Fernando Matheus Gomes, destaca que o advogado deixou o nome gravado nos anais da história da instituição de ensino. “Eu mesmo fui aluno do Edson quando me graduei. Ele era um professor comprometido, empenhado e dedicado nas suas atribuições. Uma pessoa que sempre foi participativa em tudo que fez. Todo corpo docente e discente que conviveu com ele está profundamente triste pelo acontecido”, ressalta. 
Empresário Rui Montes Santa Cecília, antigo dono da Viação Apucarana Ltda. (Val), recorda a época em que conheceu o advogado. Mineiro de Uberaba, Ruy havia acabado de mudar-se para o Paraná, em 1974 e seu primeiro contato com Pereira foi no meio profissional. “Ele começou a advogar para a Val e nós criamos um vínculo de amizade muito grande. É uma perda irreparável, porque ele é praticamente um irmão para mim”, destaca. 
O empresário José Gilson Ribeiro descreve Pereira como uma figura humana extraordinária, um grande profissional do Direito e um professor de grande categoria. “Ele era um homem de fácil convivência, simpático, alegre, extrovertido, brincalhão, responsável, competente, amigo e um grande profissional. Ele vai deixar uma lacuna na área Direto, na área do saber e na dedicação ao trabalho aos mais necessitados”, afirma. 
Edson Pereira deixa a esposa Eliana Pereira, os filhos Saulo, Camila e a neta Ana.

Amigos e colegas de profissão lamentam morte do apucaranense 
O advogado João Michelin, de Apucarana, está entre as pessoas que conviveram diariamente com Pereira. Em 1989, os dois fizeram uma sociedade e inauguram o escritório de advocacia, onde trabalharam juntos por três décadas. “Somos mais que sócios. Eu vi os filhos dele crescerem, e ele viu os meus. O Edison é uma pessoa maravilhosa, espirituosa e bem-humorada. Um advogado de bastante respeito e muito competente”, salienta. 
Michelin também presenciou os momentos difíceis da vida do amigo, ao qual considera um irmão. Ele conta que Pereira lutou contra o câncer durante 1 ano e 6 meses e que trabalhou no escritório até o mês passado. “Ele é um guerreiro. Há vinte dias estava atendendo no escritório e dando expediente normalmente. Se manteve firme o quanto pode. Além de excelente profissional, ele era como se fosse um irmão para mim. É uma grande perda”, conta emocionado. 
Sempre presente nas questões sociais e muito participativo, Pereira também foi presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Apucarana, e duas vezes conselheiro estadual da OAB, além de outras múltiplas atribuições na Ordem e pela advocacia. O Conselheiro Estadual na OAB-PR, advogado Adriano Gameiro, lamenta a morte do advogado com quem teve muita proximidade, principalmente no início da profissão. “Fui estagiário do escritório do doutor Pereira. A perda dele para advocacia paranaense é muito grande, porque era um advogado que além de muito capacitado tecnicamente, também era muito humano. Ele conseguia pacificar conflitos como ninguém. Eu pessoalmente fico muito sensibilizado por ter perdido um amigo de longa data”, destaca. 
O advogado João Batista Cardoso, também demonstrou profundo pesar pela morte do colega de profissão e amigo. “Perdemos um amigo, um guerreiro incansável. Um advogado que deixa com sua atuação séria, honesta e competente, um exemplo a ser seguido por todos os operadores do direto, em especial a todos que estão iniciando em nossa profissão”, comenta.

Prefeitura e Câmara emitem nota de pesar
O prefeito de Apucarana, Junior da Femac, manifestou profundo pesar pela perda do advogado. “Trata-se de um cidadão que era muito respeitado no município, pela sua trajetória profissional no direito e também pela sua atuação em faculdades locais”, enalteceu.
A perda precoce do advogado, que lutava contra um câncer, deixou enlutado alguns segmentos da sociedade apucaranense, notadamente no judiciário e no meio universitário.
A Câmara Municipal de Vereadores também emitiu nota de pesar sobre o falecimento. Os vereadores e vereadora, bem como os procuradores Juridicos do Legislativo lamentam profundamente e prestam também condolências aos familiares e amigos enlutados por tão irreparável perda. 
“Que seu exemplo de vida, dignidade e honradez seja seguido por todos que o amavam, pelos relevantes serviços que prestou ao fortalecimento da advocacia apucaranense”, conclui a nota.