COLUNAS

min de leitura - #

Afastamento de políticos

Editoria de Política

| Edição de 26 de abril de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A fiscalização sobre o gasto do dinheiro público executada pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) está contribuindo para afastar de cargos eletivos políticos responsabilizados por desvios ou uso irregular de dinheiro do contribuinte. “Essa é uma prova de que o nosso trabalho traz resultados efetivos para a sociedade”, avalia o presidente do TCE-PR, conselheiro Durval Amaral. “Nossos julgamentos são apoiados em pareceres técnicos elaborados por um corpo funcional altamente qualificado e comprometido com as leis, a moralidade e a eficiência do gasto público”, diz. Quinze dos 399 prefeitos eleitos em outubro de 2016 tiveram a permanência no cargo indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) com base nas leis de inelegibilidade. As principais acusações são condenações por irregularidades em mandatos anteriores, improbidade administrativa, compra de votos e abuso do poder econômico.

Com Barros Depois de ministrar palestra sobre resíduos sólidos e atuar como moderador num debate sobre os rumos do SUS, ontem, em Brasília, o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), ainda foi recebido à noite, em audiência pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros. O prefeito tratou de projetos do interesse do município e da liberação de recursos para o setor.

Posse na FNP Acontece hoje, em Brasília, a eleição da nova diretoria da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). O evento será às 16 horas no auditório do subsolo do Estádio Nacional Mané Garrincha. O prefeito de Apucarana e presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), Beto Preto, vai assumir a vice-presidência nacional da área de saúde da FNP. 

Vila Reis Lembrando a inauguração da Capela Mortuária ocorrida sábado no Distrito da Vila Reis, em Apucarana, alguns vereadores, entre eles, Lucas Leugi (Rede) e Marquinhos da Vila Reis (PSD), enumeraram na sessão de anteontem as obras levadas lá pelo prefeito Beto Preto.

Único O vereador Lucas Leugi, por exemplo, disse que Beto Preto foi um dos prefeitos que mais realizou obras na Vila Reis. O vereador Deco (PR) corrigiu: “Um dos prefeitos, não. Beto Preto foi o único prefeito que realizou obras na Vila Reis”, disse Deco, lembrando que aquele bairro sempre foi esquecido.

Linha férrea I O vereador Marquinhos da Vila Reis disse na sessão ter recebido ofício da empresa Rumo/All informando que a empresa tem se empenhado para manter limpas as margens de ferrovias em Apucarana e região e que tem um cronograma traçado para roçagem de matagais em Apucarana.
Linha férrea II Marquinhos da Vila Reis afirmou que a resposta dada pela empresa Rumo/All quanto aos matagais existentes às margens da linha férrea não o convenceu de maneira alguma, considerando o texto muito superficial. Para ele, manter esses locais limpos é uma necessidade permanente.

“Baleia Azul” Sobre o jogo virtual “Baleia Azul”, que tem levado adolescentes ao suicídio, o vereador Luciano Molina (Rede) disse que isso acontece por falta de acompanhamento dos pais. “Infelizmente a educação foi terceirizada e as redes sociais substituíram as famílias”, diz.

Cristãos A Câmara de Apucarana recebeu na sessão ordinária de anteontem à noite a visita do vereador Filipe Barros (PRB), de Londrina. Ele fez um a explanação dos trabalhos da Associação Brasileira dos Parlamentares Cristãos (ABPC), da qual ele é representante no Paraná. 

Projeto Segundo Filipe Barros, a ABPC reúne deputados, senadores e vereadores católicos e evangélicos. Seu objetivo é defender os princípios cristãos na condução da vida pública, sobretudo os valores morais através de um projeto nacional. Ele convidou vereadores a integrar a associação. 

Educação O vereador professor Edson da Costa Freitas (PPS) lembrou seus companheiros de Legislativo em Apucarana que nesta sexta-feira se comemora o Dia Nacional da Educação. Ele destacou a importância da educação como arma poderosa para se mudar as pessoas e o mundo.

Vapt Vupt

A vereadora Márcia Sousa (PSD) não participou da sessão ordinária da Câmara de Apucarana.      
Márcia Sousa comunicou que foi a Brasília acompanhar o prefeito Beto Preto em eventos nacionais.          
Em vez de Brasília, alguns prefeitos do Vale do Ivaí foram a Curitiba nesta semana.              
São prefeitos que já tinham audiências agendadas em secretarias e órgãos do governo do Estado.