CIDADES

min de leitura - #

Agências bancárias terão instalar guarda-volumes

Da redação

| Edição de 17 de dezembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, sancionou a Lei no 115/2018 que obriga as agências bancárias situadas em Apucarana a instalarem guarda-volumes no interior dos estabelecimentos. O dispositivo deverá ser disponibilizado em local visível, de fácil acesso a todas as pessoas e próximo a porta giratória de segurança.

Imagem ilustrativa da imagem Agências bancárias terão instalar guarda-volumes

O documento que garante a entrada em vigor da medida foi assinado na presença do autor da lei, o vereador Antônio Marques da Silva, o Marcos da Vila Reis. O projeto foi encaminhado para a sanção do prefeito, após ser analisado e aprovado pela Câmara de Vereadores. 
Durante todo o tempo de atendimento ao usuário dos serviços bancários, os objetos depositados no guarda-volumes estarão sob a responsabilidade da instituição financeira. “É vedada a cobrança de qualquer taxa e o descumprimento da legislação sujeitará a agência bancária ao pagamento de multa, que será aplicada pelo Procon”, esclarece Beto Preto.
De acordo com o vereador, o objetivo da lei é proporcionar maior conforto aos usuários que procuram os serviços bancários portando objetos, como pastas, bolsas e sacolas. “Muitas pessoas ficam constrangidas ao passarem pela porta giratória com suas bolsas, entre outros objetos, e com o guarda-volumes podem deixar seus pertences e entrarem no banco”, explica Marcos da Vila Reis. 
O vereador afirma ainda que a instalação do guarda-volumes, além de oferecer maior conforto ao usuário, também reforçará as medidas de segurança. “A medida vai poupar os próprios vigilantes do sempre constrangedor serviço de revista de bolsas, sacolas e outros pertences”, pontua Marcos da Vila Reis. 
Para o presidente do Sindicato dos Bancários de Apucarana, José Roberto Brasileiro, a lei é positiva. “Sempre defendemos maior segurança tanto para os bancários quanto para os usuários e essa lei traz isso”, comenta.
Segundo ele, boa parte das redes bancárias que atuam em Apucarana já contam com o dispositivo. O sindicato afirma que duas agências ainda não contam com dispositivo.