COLUNAS

min de leitura - #

Agenda positiva

Editoria de Política

| Edição de 13 de junho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cumprindo agenda em Curitiba nos últimos dois dias, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac (PDT), relatou que esteve com o deputado estadual Thiago Amaral (PSB), com quem tratou da possibilidade levar uma unidade do “Meu Campinho” para o Residencial Interlagos. “A ideia é colocar uma praça esportiva de grama sintética junto ao futuro parque linear – anunciado pelo governador Ratinho Junior - que está sendo projetado na região”, comentou o prefeito. Ele também esteve em audiência com o deputado Arilson Chiorato (PT) e manifestou a importância de fazer asfalto novo, com meio-fio e galerias pluviais na Rua João Batista Boscardim, no Recanto Belvedere. Já com o deputado Delegado Jacovós, o prefeito anunciou que, nas próximas semanas, será lançada a licitação da Avenida do Parque Industrial Galan. A obra também havia sido reivindicada por empresários da região a Jacovós.

Conferência Acompanhado dos secretários da Saúde, Roberto Kaneta, e de Gestão Pública, Nicolai Cernescu Junior, o prefeito Junior da Femac prestigiou a Conferência Estadual de Saúde. “Constatamos o respeito que os médicos e técnicos da área de saúde têm pelo Dr. Beto Preto, pelo seu vasto conhecimento do Sistema Único de Saúde”, assinalou Junior, frisando que a descentralização de especialidades será o carro-chefe da Saúde no Governo Ratinho Junior (PSD).

Previdência A Câmara de Vereadores de Apucarana promove hoje, às 19h30 horas, no Plenário Valmor Santos Giavarina, audiência pública para debater a reforma da Previdência. Haverá participação de representantes do Executivo, do Legislativo, de clubes de serviço e de entidades de classe, sendo o evento aberto a toda a comunidade. O presidente da Câmara, Luciano Molina, convida a população para participar e dar sugestões. 

Propostas Segundo Molina, é importante que os brasileiros discutam a proposta de reforma da Previdência, porque se trata de algo que vai mexer com a vida de todos no futuro. O presidente lembra que na conclusão dos trabalhos, será encaminhado ao Congresso Nacional o resultado final das propostas colhidas junto à comunidade e às autoridades que participarão do debate.

Parlamento A Câmara de Apucarana, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), promove amanhã a diplomação dos alunos eleitos para compor o Parlamento Jovem de Apucarana 2019. A solenidade será realizada às 16 horas no Tribunal do Júri do Fórum Desembargador Clotário Portugal. Serão diplomados onze vereadores.

FPM extra Prefeitos de todo o País estão na expectativa de que o governo federal libere ainda em setembro o 1% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) extra, que foi conquistada pelo movimento municipalista. O governo ainda não definiu o mês de repasse do recurso, embora inicialmente isto esteja previsto para setembro. O assunto está sendo debatido na Câmara dos Deputados.

Barragens O Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) vai apresentar hoje resultado de auditoria feita sobre a situação das barragens do Paraná. Em 40 dias foram percorridos 3,5 mil quilômetros com 21 visitas técnicas em 11 municípios onde se concentram grandes barragens no Estado. O trabalho identificou, inclusive, caso de rompimento com vítima fatal. Relatório será divulgado às 13 horas.

Anticorrupção O Governo do Paraná vai anunciar nesta quinta-feira, no 1º Simpósio Paranaense de Combate à Corrupção na Administração Pública, no auditório da OAB – Seção Paraná, em Curitiba, a inclusão de cláusula anticorrupção nos contratos firmados com o Estado. A proposta de alteração da lei estadual das licitações  já está na Assembleia Legislativa para ser votada. Evento será aberto às 19h. 

“Lei Sergio Moro” I O deputado estadual Fernando Francischini (PSL) aproveitou o escândalo envolvendo a divulgação de mensagens trocadas entre o ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro e procuradores da força-tarefa da Lava Jato do Ministério Público Federal para apresentar um projeto que pretende obrigar as empresas de aplicativos a alertar os consumidores em casos de suspeita ou de invasão nos dispositivos.

“Lei Sergio Moro” II “É um projeto inédito que trará mais segurança aos usuários. Será a Lei Sérgio Moro”, alegou Francischini. “O que aconteceu serviu de alerta e todos os cidadãos estão sujeitos a situações como essa. Na nossa proposta, havendo suspeita ou mesmo a invasão de alguém não autorizado, a prestadora do serviço deverá imediatamente bloquear esse acesso e enviar uma mensagem de alerta”, explicou.

Vapt Vupt

A juíza substituta da Operação Lava Jato, Gabriela Hardt, disse ontem que também teve seu celular invadido.
Segundo Gabriela Hardt, seu celular foi invadido na mesma época dos aparelhos procuradores da Lava Jato.
A onda de invasão e clonagem de celulares tem preocupado também prefeitos e outros políticos da região.        
O prefeito de Faxinal, Ylson Cantagallo (MDB), o Gallo, já passou por uma situação desta recentemente.