Cidades

Agentes de trânsito passam por capacitação em Apucarana

| Edição de

Atendendo portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Apucarana está realizando um curso de capacitação de 200 horas/aula dos agentes municipais de trânsito. O treinamento, que iniciou no mês de fevereiro com aulas online, chega agora na fase final, com aulas presenciais e atividades práticas em vias públicas.
O prefeito Junior da Femac explica que atualmente 50% dos municípios brasileiros, entre os quais Apucarana, possuem um órgão municipal de trânsito. “E como estamos integrados ao sistema nacional de trânsito, o Denatran estabeleceu através de portaria a exigência do curso de formação. É importante ter os agentes capacitados para fazer com que todas as regras de trânsito sejam respeitadas, permitindo a interação entre carros, motos, ciclistas e pedestres”, pontua Junior da Femac. 
O prefeito destaca ainda que Apucarana tem mais de 91 mil veículos e 140 mil habitantes, além de receber consumidores e visitantes de toda a região. “Junto com a capacitação, investimos também na aquisição de carros e caminhão para os agentes, equipamentos e uniformes. Além disso, há todo o trabalho de sinalização viária e de obras para dinamizar o fluxo. Tudo isso para que o trânsito funcione de forma adequada, com o principal objetivo de salvar vidas”, reforça Junior da Femac. 
O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan), Carlos Mendes, afirma que as aulas estão sendo ministradas pelo Centro Educacional D´Paula. “É uma empresa com experiência que já realizou este curso em cerca de 40 municípios nos últimos três anos, inclusive na nossa região. Além de cumprir a legislação, o curso vai contribuir com a qualidade dos serviços prestados pelos agentes”, frisa Mendes. 
Em Apucarana, as aulas presenciais e práticas estão sendo ministras por Paulo de Souza Kanaan, perito judicial e especialista em Direito de Trânsito. Nesta semana, os agentes estão recebendo aulas dos módulos de operação e fiscalização de trânsito e legislação de trânsito aplicada. Na semana que vem, encerrando a carga horária do curso, haverá atividades operacionais nas ruas de Apucarana. “A capacitação é importante tanto para a segurança do profissional quanto para o exercício da atividade na via pública. O agente é preparado para atuar sem abusos, mas sempre cumprindo com suas obrigações”, assinala Kanaan.