CIDADES

min de leitura - #

‘AGRADEÇO POR ESTAR VIVO’

Da Redação

| Edição de 23 de junho de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Após um mês e meio internado em estado grave com Covid-19, o comerciante apucaranense Willian Longhi, de 37 anos, finalmente se recupera em casa ao lado da família. Ele recebeu alta no último sábado (20), após 47 dias internado no Hospital da Providência, a maior parte na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A luta dele contra o novo coronavírus gerou grande comoção nas redes sociais e, segundo ele próprio, serve como alerta sobre as consequências que a doença pode acarretar. 

Em vídeo gravado exclusivamente para a Tribuna do Norte, Longhi - que, por enquanto, não pode receber visitas - falou sobre os primeiros sintomas que o levaram a procurar atendimento médico no hospital. “Perdi o paladar, olfato, tive febre e procurei o hospital. Fui isolado, fiz exame e deu positivo”, conta. 
Durante a gravação, ele explicou que além de usar o respirador, precisou ser submetido a uma traqueostomia, intervenção cirúrgica que consiste na abertura de um orifício na traqueia para passagem de ar. Durante seu internamento no hospital, Willian perdeu 20 quilos. “Perdi muita massa muscular, estou caminhando com auxílio, pois não consigo caminhar sozinho. Estou em casa me recuperando e estou usando um respirador. Vou depender dele por um tempo, porque a recuperação é lenta”, conta. 
Durante o tempo em que ficou internado, Willian se comunicava com a família através  de video-chamadas, realizadas com apoio da equipe do Hospital da Providência dentro de um conceito de UTI humanizada. “A primeira vídeo chamada foi no 38º dia de internamento. Ele respondia apenas sim e não com a cabeça. Para nós foi muito emocionante e para ele foi o que deu forças para superar tudo isso, saber que estávamos ali, torcendo e que tudo ia dar certo”, conta a esposa de Willian, Danielle Cristina da Costa
Willian classifica sua história como um verdadeiro milagre e agradeceu toda a equipe médica que o atendeu durante sua estadia no hospital. Ele também fez um apelo à população para tomar todos os cuidados necessários para prevenir a doença. 
“Estou agradecido por estar vivo hoje, meu caso foi um milagre. Essa doença é muito agressiva, então quero pedir para que as pessoas se cuidem, porque ela está aqui na cidade. Agradeço a Deus por estar vivo e poder contar essa história hoje e que sirva de exemplo para quem não está se cuidando. Evitem sair, evitem fazer festa, o que eu passei não desejo para ninguém. Usem máscara, álcool gel e, se possível luva,. Se protejam”, alerta.(COLABOROU ALINE ANDRADE)