OPINIÃO

min de leitura - #

Agricultura familiar tem papel fundamental no país

Da Redação

| Edição de 23 de março de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A agricultura familiar tem papel fundamental no país. Por um lado, garante a permanência de muitas pessoas no campo; por outro, ajuda no fornecimento de alimentos de qualidade para consumo nas cidades. Estudos recentes apontam que 70% dos produtos naturais consumidos no Brasil são oriundos da agricultura familiar. Por isso, é importante incentivar esse segmento tradicional da agricultura, que tem um valor indiscutível para toda sociedade brasileira. 

A agricultura familiar constitui a base econômica de 90% dos municípios brasileiros com até 20 mil habitantes; responde por 35% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional; e absorve 40% da população economicamente ativa do país. Além disso, produz 87% da mandioca, 70% do feijão, 46% do milho, 38% do café, 34% do arroz e 21% do trigo do Brasil. Na pecuária, é responsável por 60% da produção de leite, além de 59% do rebanho suíno, 50% das aves e 30% dos bovinos do país. 
Portanto, a agricultura familiar tem importância econômica vinculada ao abastecimento do mercado interno e ao controle da inflação dos alimentos consumidos pelos brasileiros.
Apesar dessa importância, o setor sofre para garantir uma renda satisfatória que garanta qualidade de vida aos moradores do campo. Assim, o poder público precisa buscar maneiras de favorecer esses pequenos agricultores. 
No Paraná, por exemplo, o governo estadual realiza um trabalho importante nesse sentido. Pequenos produtores familiares, reunidos em cooperativas, fornecem alimentos para a merenda escolar. Na região de Apucarana, são 1,7 mil favorecidos em quatro entidades. Em todo Estado, são 144 cooperativas e associações de agricultores que integram o projeto. Nesta semana, o governo estadual assinou contratos que somam R$ 8 milhões, beneficiando 21 mil pequenos agricultores. Atualmente, são servidas mais de 1,1 milhão de refeições diárias aos alunos das 2.146 escolas estaduais paranaenses.
É preciso, portanto, valorizar a agricultura familiar. Em Apucarana, por exemplo, o programa Terra Forte atua também em benefício dos pequenos produtores, com foco na fruticultura, para garantir uma renda extra aos produtores. Esse segmento tem um papel estratégico no abastecimento de alimentos. Além disso, os agricultores familiares mantêm uma relação particular com a terra. É o seu local de trabalho e também sua moradia. Essa tradição precisa ser mantida e fortalecida.