COLUNAS

min de leitura - #

Ajuste de contas

Editoria de Política

| Edição de 19 de fevereiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Nos últimos anos, prefeitos e ex-prefeitos do Paraná, e em especial dos municípios do Vale do Ivaí, têm sido pegos de surpresa com reprovação de suas contas por parte do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). Ocorre que eles enviavam as prestações de contas e, muitas vezes, essas recebiam parecer pela reprovação por falta de um documento ou outro ou falhas técnicas. Mas agora, os prefeitos já podem contar com um instrumento legal disponibilizado pelo próprio TCE-PR que lhes permite corrigir, voluntariamente, erros de gestão e, dessa forma, afastar penalidades ou sanções. O TCE-PR regulamentou o Termo de Ajuste de Gestão (TAG), disponível no site do órgão. O TAG sujeita o gestor a um plano de ação, relacionando medidas e prazos para a regularização de falha administrativa.

Concorrida Autoridades políticas, representantes de segmentos organizados, médicos atuais e do passado prestigiaram na sexta-feira à noite a solenidade de entrega do diploma de Méritos em Tarefas Comunitárias ao Hospital da Providência de Apucarana. A honraria foi concedida pela Câmara de Vereadores, homenageando os 70 anos da instituição no município.

Importância O prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), destacou a importância que o Hospital da Providência tem para Apucarana e região, lembrando que foi o primeiro hospital instalado na cidade e o único que ainda continua funcionando. “Nós temos primeiramente que agradecer a Deus por tudo isso, às irmãs, aos funcionários e corpo clínico pela sua sobrevivência”, disse.

Compromisso A Irmã Geovana Aparecida Ramos, diretora geral do Hospital da Providência, considera que a homenagem feita pela Câmara aumenta a responsabilidade e o compromisso da instituição de procurar atender cada vez melhor à população. Segundo ela, a homenagem reflete o carinho que o hospital tem recebido da comunidade apucaranense e de toda a região.

Sem lucro O padre Roberto Carrara lembrou na homenagem promovida pela Câmara de Apucarana que as Irmãs da Caridade, que conduzem o Hospital da Providência, fazem o trabalho não para ganhar dinheiro, mas para ganhar o céu. Segundo ele, hospital não dá lucro algum. Tanto que a cidade já teve nove hospitais e hoje apenas o Providência continua funcionando.

Sessões A Câmara de Apucarana volta a se reunir em sessões extraordinárias a partir desta segunda-feira, às 14 horas. Na ordem do dia estão alguns projetos do Executivo e do Legislativo. Entre os principais está o projeto que concede reposição salarial ao funcionalismo municipal em 6%. O presidente Mauro Bertoli (DEM), espera presença de todos os vereadores. 
Audiências Prefeitos do Vale já estão convocando audiências públicas para definir onde aplicar verba a fundo perdido do Estado. Nas últimas semanas, municípios foram contemplados com recursos que variam de R$ 250 mil a 
R$ 300 mil de emendas parlamentares para investir onde necessário. No entanto, quem decide onde aplicar o dinheiro é a população.

Destinação O prefeito de São Pedro do Ivaí, José Isalberti (PTB), e o vice-prefeito Zé da Horta (PSDB) se reuniram com vereadores e secretários municipais na última sexta-feira, no gabinete do Executivo. Eles discutiram a destinação de recursos estaduais e federais já garantidos por parlamentares aliados do município.

Investimentos Segundo o prefeito José Isalberti, a liberação de alguns recursos pode acontecer dentro de alguns dias e será vital para os investimentos que a nova gestão pretende realizar em São Pedro do Ivaí. “Iremos aplicar estes recursos em áreas de maior necessidade, como saúde, agricultura, esportes, educação e Infraestrutura”, diz Isalberti.

Gestores A vice prefeita de São João do Ivaí, Carla Suzi Emerenciano, e a secretária de Saúde, Adriana da Silva Ceron de Almeida, representaram o município no Encontro de Gestores Municipais de Saúde, realizado nesta semana em Curitiba. Carla aproveitou para apresentar ao secretário Michele Caputo Neto as demandas locais.

Produtivo Para Carla Emerenciano, o encontro de gestores de saúde foi produtivo. “Lá pudemos ampliar nossos conhecimentos para gerir ainda melhor a saúde de São João do Ivaí. Conversamos com o secretário e ele nos garantiu que estará analisando as demandas com carinho para que o Estado viabilize recursos”, diz Carla.

Vapt Vupt

A Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) retoma nesta semana treinamento para técnicos dos municípios.
O treinamento visa preparar os técnicos para monitorar acesso ao sistema de convênios (Siconv) do governo federal.    
A correria dos prefeitos do Vale do Ivaí foi grande nesta semana em Brasília, para contatos com deputados.  
 Prefeitos tinham até sexta-feira para fazer indicações de obras em emendas parlamentares.