POLÍTICA

min de leitura - #

Alerta aos eleitores

Da Redação

| Edição de 15 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Cartórios eleitorais de toda a região estão alertando os cidadãos que termina no dia 6 de maio, portanto menos de dois meses, o prazo para regularização de título de eleitor, transferência e obtenção do primeiro título. Quem não votou nas três últimas eleições e não justificou ausência ainda pode acertar sua situação dentro deste prazo. A orientação da Justiça Eleitoral é para que as pessoas não deixem para os últimos dias para adotar este procedimento porque, com certeza, enfrentarão longas filas, como tem acontecido em todo ano de eleições. E quem não regularizar o título de eleitor até 6 de maio não poderá votar no pleito municipal de 3 de outubro.

Segunda via A partir do dia 7 de maio até o final da eleição, o Cadastro Eleitoral junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficará fechado – período em que nenhuma alteração poderá ser efetuada no registro do eleitor –, sendo permitida somente a emissão da segunda via do título. Esse prazo é importante para que a Justiça Eleitoral tenha um retrato fiel do eleitorado que participará do pleito. Até 29 de fevereiro, Apucarana tinham cadastrados 91.761 eleitores.

Presentes Ao receber na noite de sexta feira a visita do deputado federal Filipe Barros (PSL) em seu gabinete, o prefeito de Apucarana, Júnior da Femac (PDT), prestou um agradecimento público pelos recursos que o parlamentar tem carreado para o município. Ao mesmo tempo, Junior presenteou o parlamentar londrinense com o livro “Apucarana, uma história de sucesso no Norte do Paraná”, e um boné, que representa a maior polo de confecções do Paraná.

Representante Ao discursar na Prefeitura, Filipe Barros destacou o papel desempenhado pelo empresário e liderança política local, Adan Lenharo. “O Adam tem sido o representante direto do meu mandato em Apucarana e é ele quem tem cobrado a liberação de emendas e de recursos em favor do município”, revelou o parlamentar londrinense. 

Preventivo Em Apucarana, o deputado federal Filipe Barros confidenciou que acaba de fazer o exame preventivo para o coronavírus. “Minha esposa está grávida de 38 semanas, vou ser pai pela primeira vez, e estou adotando todos os cuidados possíveis para que tudo corra bem nesta fase final da gestação”, revelou Barros. 

Sessão ordinária A Câmara de Vereadores de Apucarana realiza nesta segunda-feira, às 16 horas, a sua sessão ordinária sob a presidência do vereador Luciano Molina (Rede). Da pauta de votação constam 13 projetos de lei, sendo quatro do Poder Executivo e nove do Legislativo, além de um projeto de decreto legislativo e uma moção de aplausos ao sargento Carlos Pereira, do 10º BPM, de autoria da vereadora Márcia Sousa (PSD).

Cidadania Dos projetos de lei do Legislativo, três referem-se à concessão de cidadania honorária a personalidades locais. Um para a professora Cleuza Maria Rizo, um para o desembargador José Laurindo de Souza Neto e outro ao empresário Eros Felipe, além de diploma de méritos em tarefas comunitárias à Paróquia São José pelos seus 60 anos de atividades em Apucarana.

Em Arapongas Os vereadores de Arapongas também voltam a se reunir em sessão ordinária nesta segunda-feira, a partir das 16 horas. É possível que nesta sessão seja retomado o processo de criação de Comissão Processante para investigar condutas dos vereadores Osvaldo Alves dos Santos (PSC), Rubens Manoel Franzin (PP) e Antônio Carlos Chavioli (PHS), conforme denúncia apresentada por Katherein Kawane Firmiano da Silva. Processo foi interrompido na sessão extraordinária de sexta-feira.

Novo exame O presidente Jair Bolsonaro deve ser submetido a um novo teste para a detecção do novo coronavírus, informou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que recomendou a repetição do exame ao presidente. O protocolo prevê que esse exame seja realizado em até sete dias. “Caso tenha sintomas, pode ser feito a qualquer momento”, disse Mandetta. Presidente teve contato com i embaixador brasileiro nos EUA, Nestor Forster, diagnosticado com o coronavírus.