POLÍTICA

min de leitura - #

​ Aliança pelo Brasil busca apoiadores em Apucarana

EDISON COSTA

| Edição de 23 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O grupo responsável em Apucarana pela criação do novo partido Aliança pelo Brasil, sigla lançada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, está recolhendo assinaturas de pessoas interessadas em colaborar pela sua concretização em nível nacional. No sábado passado, o grupo já fez um mutirão na Praça Rui Barbosa. O trabalho volta a ser realizado neste sábado (25) das 9 às 12 horas, em dois pontos distintos da praça: um em frente a Pernambucanas e outro em frente ao Bradesco.

Segundo o advogado Marcos Dias, um dos coordenadores da criação do Aliança pelo Brasil em Apucarana, somente no sábado passado foram coletadas em torno de 120 assinaturas. A meta em Apucarana é recolher de 500 a 900 assinaturas, todas com firma reconhecida em cartório. No Paraná espera-se atingir 500 mil e, em todo o País, 1,4 milhão de apoiadores para que o novo partido dê entrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para reconhecimento do seu registro.
Este trabalho de busca de apoiadores será realizado até a primeira quinzena de fevereiro. Após este período e tendo o partido reconhecido pelo TSE começam os trabalhos de constituição das comissões provisórias e de filiações ao partido visando sua participação nas eleições municipais deste ano. Diretórios deverão estar constituídos até 4 de abril.
De acordo com Marcos Dias, esses dois atos de coleta de assinaturas em Apucarana são apenas um “esquentamento” do mutirão denominado Caravana do Aliança pelo Brasil, que está percorrendo todo o Paraná, com previsão de passar por Apucarana no dia 30 de janeiro. Na região, esta caravana tem como um dos coordenadores o deputado federal Filipe Barros, que está deixando o PSL conforme fez Bolsonaro. Em Apucarana estão à frente do partido os grupos Cristãos pelo Brasil e Endireita Paraná.
Marcos Dias observa que o Aliança pelo Brasil pretende ser um partido conservador com base familiar e de valorização do patriotismo, das características regionais e do ser humano. (EDISON COSTA)