ESPORTES

min de leitura - #

“Almeidas” Basquete Clube de Apucarana

Da Redação

| Edição de 23 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A família Almeida fez história no basquetebol de Apucarana. Os irmãos Alex Fernandes Almeida (56), Carlos Rodrigues de Almeida (53), Paulo Rodrigues de Almeida (51) e João Marcos de Almeida (49) começaram no basquete ainda crianças e já chegam a quase 40 anos nas quadras.

Alex lembra que começou aos 11 anos de idade no Escola Pestalozzi, com o professor Oscar Amauri Erikchen. Já a dupla Carlão e Paulão ingressaram no esporte em 1977, no ginásio do Clube 28 de Janeiro. Já o caçula Marquinhos, influenciado pelos irmãos se juntou a eles dois anos mais tarde.
“O basquetebol sempre fez parte do cotidiano da nossa família e tivemos sorte de ter ao nosso lado uma geração de atletas de alto nível, como Bressan, Peta, Luisinho, Aquiles, Evandro e outros, além de técnicos como o Áureo Caixote”, comenta o veteraníssimo Alex, que ainda “brinca” com a turma da sua época em rachões no ginásio de esportes do Colégio São José.
Os quatro irmãos integraram as seleções infanto, juvenil e adulto de Apucarana e, nas categorias de base também foram convocados para selecionados do Paraná. “Nos bons tempos do basquete local, Apucarana fez amistosos contra equipe dos Estados Unidos, clubes chilenos e uruguaios, além de Flamengo-RJ e Vasco-RJ”, lembra Carlão.
O auge dos Almeida no basquete de Apucarana ocorreu nos Jogos Abertos do Paraná de 1983, quando a competição foi disputada em Ponta Grossa. O time que tinha como titulares Alex, Carlão, Bressan, Peta e Luisinho, bateu todos os adversários. “A final foi contra Goioerê e ganhamos com mais de 30 pontos de vantagem”, recorda Alex.
Porém, Carlão narra que a “verdadeira” final foi contra o time da casa, Ponta Grossa na semifinal. “A oito segundo do fim do jogo perdíamos por um ponto e surgiu uma falta para dois arremessos livres. O Bressan estava num dia muito ruim, mas acertou os dois arremessos e fomos campeões”, conta Carlão.