POLÍTICA

min de leitura - #

Ampliação de CMEI

Da Redação

| Edição de 01 de abril de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A Câmara dos Vereadores de Arapongas aprovou em primeira votação um projeto de lei de autoria do Executivo municipal que irá proporcionar a ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Fernandes Alher, no distrito de Aricanduva. O projeto libera a prefeitura para investir R$ 157,5 mil na aquisição de um imóvel. De acordo com a justificativa do projeto, dada pelo próprio Executivo municipal, a compra de um imóvel de aproximadamente 787,5 metros quadrados anexo ao CMEI irá proporcionar a expansão da unidade educacional. O CMEI, segundo a prefeitura, já está em seu limite, não comportando o aumento da demanda dos últimos anos, fazendo com que uma expansão seja fundamental. O imóvel é pertencente à Mitra Diocesana de Apucarana. O projeto ainda precisa passar por mais uma votação, que deve acontecer na próxima semana.

Necessitados O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, tem falado sempre que possível sobre a importância de olhar para os mais necessitados nesta crise do coronavírus. Anteontem, por exemplo, a Prefeitura abriu um espaço para acolher moradores de rua. “Não podemos deixar os moradores em situação de rua expostos em meio à pandemia. Em Arapongas, já executamos um serviço socioassistencial voltado aos moradores em situação de rua, através do Centro Pop. Contudo, no Centro Pop eles têm livre acesso e saída. Já o abrigo emergencial será um espaço onde esses moradores permanecerão em isolamento social, assim como foi determinado a toda a população”, reforçou Onofre.

Planejamento É importante salientar ainda que Arapongas possui um Plano Municipal de Contingência para Enfrentamento do Coronavírus, elaborado através de uma união multidisciplinar, possível graças à soma de esforços do Poder Público, empresas doadoras e voluntariado. O abrigo emergencial faz parte deste planejamento.

Transparência Fazendo transmissões ao vivo diárias, inclusive aos finais de semana, e atendendo prontamente à imprensa, o prefeito de Apucarana, Junior da Femac, dá uma lição de transparência e de proximidade com a população durante esta crise do coronavírus. O prefeito faz questão de saber de tudo o que tem acontecido na cidade, acompanhando passo a passo as equipes de Saúde e pedindo informações detalhadas e atualizadas todo o tempo, repassando para a população. Até mesmo o Hospital da Providência tem deixado que o prefeito tome a frente na divulgação de informações sobre casos investigados dentro da unidade de saúde.

Janela partidária Com o fim da janela partidária se aproximando, algumas definições começam a surgir entre os políticos. Em Apucarana não é diferente, embora a maioria dos que irão mudar de partido deixaram a definição para os últimos dias. Contudo, o que dá para adiantar é que o PSD deve sair bastante fortalecido no município. Também pudera: o partido tem como presidente local Beto Preto, secretário estadual da Saúde e ex-prefeito com um dos maiores índices de votação da história da cidade. Este é também o partido do governador Ratinho Junior. A janela se encerra em 4 de abril (sábado).

Posicionamento Vem de Novo Itacolomi um dos posicionamentos mais fortes da região no combate ao coronavírus. O prefeito, Moacir Andreolla, baixou toque de recolher, com início a partir de hoje. Com isso, a partir das 19 horas fica proibido a circulação de pessoas na cidade. A Polícia Militar (PM) será encarregada de fiscalizar a população e também os estabelecimentos que devem permanecer fechados. “Quem descumprir será notificado. Em relação aos estabelecimentos, a gente vai orientar e na segunda vez será cassado o alvará”, informou o prefeito.

Internado O ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, está internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da Santa Casa de Maringá por cota do coronavírus. Ele estava em isolamento domiciliar desde que recebeu o diagnóstico, mas passou mal e deu entrada no hospital ontem, por volta das 11 horas. Na tarde de ontem, o hospital informou que ele respirava sem uso de aparelhos, mantendo dados vitais, e sob observação.

Preocupante Inclusive a situação em Maringá é preocupante. O município foi o primeiro a registrar morte por coronavírus em todo o Paraná, o que comprova a urgência do isolamento social e de medidas como o fechamento do comércio, adotadas pela prefeitura. No entanto, parece que algumas pessoas não entenderam. O prefeito Ulisses Maia sofreu ameaça de morte e, ontem, circulou mensagem de empresário da cidade dizendo em “meter fogo” na prefeitura se as medidas não forem revistas.