CIDADES

min de leitura - #

AMS alerta para imunização contra sarampo

Da redação

| Edição de 11 de julho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


A queda no percentual de imunização e a reintrodução da doença no norte do país, está colocando a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) de Apucarana em alerta contra o sarampo. Segundo dados do órgão, entre 2016 e 2017, o índice de cobertura vacinal caiu 6,8% na segunda dose. A orientação é para que os pais fiquem atentos à carteirinha de vacinação das crianças.
“Seguindo uma tendência nacional, a cobertura vacinal contra sarampo em Apucarana está abaixo do percentual de 90% recomendado pelo Ministério da Saúde. Em 2017 nosso índice fechou em 76,55% na primeira dose e de 76,44% na segunda. Em 2016, a cobertura registrada foi de 87,36% e 83,26%, respectivamente”, informa o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
No Brasil, a média de vacinação contra sarampo fechou em 84,97% na primeira dose no ano passado e de 71,55% na segunda. 
O alerta da AMS é fundamentado pelo crescente número de casos de sarampo confirmados no país, sendo 271 no Amazonas e 200 em Roraima. Nesta segunda-feira, a doença chegou a dois novos estados. O Rio de Janeiro confirmou dois casos e Rondônia um.
Na semana passada, o Ministério da Saúde anunciou ainda a ocorrência da doença no Rio Grande do Sul, onde foram confirmados 7 casos, em Mato Grosso 2 casos e São Paulo 1. Em Manaus aconteceu a primeira confirmação de óbito por sarampo, em uma criança de 7 meses.
O coordenador do setor de epidemiologia, Luciano Pereira da Silva, explica que Brasil, a proteção contra o sarampo faz parte das vacinas Tríplice Viral e Tetra Viral, disponíveis conforme calendário de vacinação do Ministério da Saúde e aplicada em duas doses: a primeira aos 12 meses de vida e a segunda, a dose de reforço, aos 15 meses.
No entanto, considerando aqueles que não foram imunizados dentro do que estabelece o calendário nacional de vacinação, o Ministério da Saúde orienta aos adultos de até 49 anos também busquem a proteção contra o sarampo.

UBS
O prefeito Beto Preto lembra que a vacina contra sarampo, e todas as demais previstas no calendário nacional de vacinação, estão disponíveis nas 23 Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina do município. “Conclamo aos pais que fiquem atentos a esse cuidado coma saúde de suas crianças. Procurem as unidades de saúde e certifiquem se seus filhos estão protegidos não só contra o sarampo, mas também de outras doenças que podem ser evitadas com a vacinação”, enfatiza, Beto Preto.

Movimento preocupa
O diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta, enfatiza que o alerta sobre a importância da vacinação é necessário em função do movimento da não vacinação que está sendo difundido na Europa, Estados Unidos e no Brasil. “É a cobertura vacinal alta que evita o retorno das doenças, como está acontecendo com o sarampo e a da poliomielite”, afirma Kaneta.
Na última campanha de vacinação contra a gripe, encerrada em junho, entre os 6 grupos prioritários, apenas o das crianças não atingiu a meta de 90% em Apucarana. Foram imunizadas 5.344 dentro da meta de 7.299, representando um índice de 73,22%. 
O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa. Pode levar a morte de crianças e causar seqüelas graves como pneumonia, encefalite (infecção cerebral).