CIDADES

min de leitura - #

AMS orienta população sobre o uso de ambulâncias

Da redação

| Edição de 16 de janeiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Transportando uma média de 200 pacientes diariamente, o setor de ambulâncias da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), de Apucarana, está recebendo grande número de chamados para atendimentos que não têm absoluta necessidade deste meio de transporte oferecido pela rede pública de saúde municipal.

Imagem ilustrativa da imagem AMS orienta população sobre o uso de ambulâncias

“Estamos enfrentando dificuldades em relação às solicitações do serviço da ambulância. Nesta semana, por exemplo, chegamos a um local de atendimento e a pessoa tinha apenas arrancado uma unha. Outra situação muito comum é chamar a ambulância em decorrência de uma dor no abdômen e cólica”, exemplifica o coordenador do setor de transporte da AMS, José Donizete Alves Pereira.
Segundo ele, o solicitante da ambulância muitas vezes relata uma situação de gravidade que não condiz com a realidade encontrada no local. Os cinco veículos do setor de ambulância não atendem somente os chamados de dentro da cidade, mas são utilizados também para o transporte de pacientes entre Apucarana e outros municípios como Arapongas, Maringá, Londrina, Ivaiporã, Campo Largo, Curitiba e Cornélio Procópio.
“É uma demanda muito grande e é essencial que as ambulâncias sejam destinadas para os casos que exijam a estrutura de transporte que esse veículo oferece, como quem faz uso da cadeira de rodas, casos de AVC, e outras em que o paciente necessita ser locomovido com o uso da maca”, orienta o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Os chamados indiscriminados do veículo podem deixar pacientes graves desassistidos. “Ontem mesmo fomos atender um chamado que só no local foi constatado que a pessoa estava apenas com dor no abdômen e um paciente com AVC deixou de ser transportado para a sessão de fisioterapia”, exemplifica José Donizete.
Casos como esse que não exigem o serviço de ambulância podem ser atendidos nas Unidades Básicas de Saúde. O setor de transporte da AMS funciona 24 horas e os atendimentos podem ser solicitados através do telefone 39011041.