POLÍTICA

min de leitura - #

Amuvi avalia como positiva reunião com o governo

DA REDAÇÃO

| Edição de 25 de fevereiro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Dirigentes da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) avaliaram ontem como positiva e produtiva a reunião que os prefeitos tiveram na terça-feira no Palácio Iguaçu com o vice-governador Darci Piana (PSD) e equipe. Do encontro também participaram os secretários estaduais Guto Silva, da Casa Civil, e da Saúde, Beto Preto, além de deputados estaduais que representam municípios do Vale do Ivaí. 

A princípio, a audiência estava agendada com o governador Ratinho Junior (PSD), porém ele não pode estar presente em função de outros compromissos de última hora. Apesar disso, o presidente da Amuvi, prefeito Ylson Cantagallo (PSD), o Gallo, de Faxinal, responsável pelo agendamento do encontro, considera que valeu a pena a reunião com a equipe de governo. Mesmo ainda se recuperando da Covid-19, Gallo viajou a Curitiba e participou da audiência. Segundo ele, “vale a pena defender os interesses do Vale do Ivaí em qualquer situação”.
O prefeito de Ivaiporã e vice-presidente da Amuvi, Luiz Carlos Gil (PSD), avaliou ontem como produtivo o encontro que os prefeitos da região tiveram na Capital.
“A audiência foi muito importante, porque o governo do Estado apresentou os investimentos que estão sendo direcionados para o Vale do Ivaí, que vão rerfletir diretamente na economia regional”, afirmou Carlos Gil. Segundo ele, o vice-governador Darci Piana e equipe de governo expuseram com clareza os programas e investimentos que deverão ser executados na região, assim como a Amuvi e os prefeitos puderam apresentar suas demandas diretamente ao governo.
Conforme Carlos Gil, entre os investimentos assegurados para a região está um amplo projeto de melhorias no trecho de rodovia que corta o Vale do Ivaí através das rodovias PR-272 e PR-466, a partir de Mauá da Serra até Pitanga. O projeto, que é uma reivindicação da própria Amuvi, prevê a duplicação de alguns trechos, construção de segunda faixa e melhor acessibilidade nos trevos de acesso às cidades.
De acordo com informado pela equipe de governo, esse projeto prevê investimentos de R$ 17 milhões. As obras estão divididas em três lotes até Pitanga, os quais já estão sendo leiloados às empresas interessadas em sua execução. “Trata-se de uma grande obra de interesse do Vale do Ivaí, que já tem recursos garantidos através do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento”, observa Carlos Gil, que retomou neste segundo mandado de prefeito esta bandeira de luta que foi levantada ainda na sua primeira gestão como prefeito (2013-2016) e presidente da Amuvi na época.