CIDADES

min de leitura - #

AMUVI DEVE CONVOCAR DISCUSSÃO

DA REDAÇÃO

| Edição de 18 de junho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Para o assessor da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) Francisco Alfredo Ferreira, secretário de administração de Faxinal, a solução para o problema de mobilidade urbana seria a criação de uma linha que atendesse a Região Metropolitana de Apucarana (RMA). 

“O problema envolve uma série de agravantes que passa pela redução de passageiros, consequentemente, a redução de linhas e horários. O que há de se pensar é em mudar a situação com a inclusão de um ônibus metropolitano que chegasse até Mauá da Serra.  Mas é necessário ter interesse por parte da empresa de transporte e o Governo do Estado tem que dar suporte para que a região metropolitana de Apucarana se desenvolva a ponto de conseguir ofertar esse tipo de serviço para a população que tem essa dificuldade”, assinala. 
De acordo com Ferreira, existe a necessidade desenvolver a política de Região Metropolitana a fim de resolver questões de interesse coletivo dos municípios, como o problema da mobilidade urbana. “É uma situação complexa, por isso é preciso desenhar uma proposta de linha metropolitana que seja viável para atender os municípios”, afirma. 
Segundo Ferreira, a discussão poderá ser convocada pela Amuvi, mas é necessário estabelecer uma conversa com o Governo do Estado.