COLUNAS

min de leitura - #

Amuvi em Curitiba

Editoria de Política

| Edição de 20 de junho de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O governo do Estado do Paraná, através do secretário de Desenvolvimento Urbano e chefe da Casa Civil, Sílvio Barros, atendendo a pedido formulado pelo presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), convidou todos os prefeitos da região para uma reunião de trabalho, nesta quarta-feira, na Secretaria de Estado do Planejamento, a partir das 11 horas. A pauta da reunião prevê a discussão sobre recursos a serem liberados aos municípios; investimentos no Vale do Ivaí; ferramentas tecnológicas e cursos de capacitação para servidores municipais. Projetos de desenvolvimento regional integrado também deverão fazer parte da pauta de discussão.

Participação Além do secretário Sílvio Barros, o evento em Curitiba terá a presença do superintendente, Cyllêneo Júnior, e de equipes da Fomento Paraná e da Paraná Projetos. O presidente da Amuvi, Beto Preto, fez ontem um apelo aos colegas prefeitos da região, no sentido de participarem dessa discussão que - conforme reforçou -, é de suma importância para o Vale.

Renegociação O prefeito Beto Preto, acompanhado do secretário da Fazenda, Marcello Machado, também terá nesta quinta-feira outra agenda relevante para a Prefeitura de Apucarana. Trata-se da assinatura de renegociação de dívidas com precatórios, que está sendo firmada com o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) e com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PR). 

Precatórios O secretário Marcello Machado lamenta que a irresponsabilidade de ex-gestores tenha levado a Prefeitura de Apucarana a esta situação crítica. “Estamos firmando acordo para pagar R$ 750 mil ao mês, reduzindo o valor mensal e alongando um pouco mais o prazo para amortizar a dívida com precatórios trabalhistas”, informa Machado. 

Aprovado Em votação nominal, a Câmara de Vereadores de Apucarana aprovou ontem, em segunda discussão, por oito votos a zero, o projeto de lei do Executivo que prorroga até junho de 2019 o prazo de desocupação dos espaços públicos do Terminal Urbano de Transporte Coletivo por parte dos permissionários daquela área. Hoje tem a última votação.

FPM cai 23% Prefeitos vão ficar assustados ao receber a segunda parcela de junho do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que será creditada nas contas das prefeituras nesta quarta-feira. O fundo registra uma queda de 23% em relação a igual período do ano passado sem contar a inflação. Com a inflação, a retração aumenta para 25,32%, segundo a Confederação Nacional dos Municípios (CNM).
Greve Esta queda do FPM pode estar relacionada à greve dos caminhoneiros realizada no final de maio, que paralisou a economia do País por mais de dez dias. No entanto, esta tese ainda não é confirmada pelos economistas, que preferem aguardar até final deste mês para medir o impacto do movimento na arrecadação federal. 

Ordem do dia A Câmara  de Arapongas aprovou três projetos de lei na sessão de segunda-feira à noite, sendo dois do Poder Executivo e um oriundo do Poder Legislativo. Os projetos de lei encaminhados pelo Executivo são o que trata da lei de diretrizes orçamentárias para 2019 e o que autoriza cessão de uso de lote de terras à Associação Bombeiro Mirim Civil.

Utilidade pública O projeto de lei do Legislativo é assinado pelo vereador Fernando Henrique Oliveira (PSDB). A proposta torna de utilidade pública a Associação Projeto Alimente Patas, uma associação sem fins lucrativos, que cuida de animais abandonados. O objetivo é permitir que a associação possa receber incentivos municipais e estaduais.

Novo tempo Durante sessão da Câmara de Arapongas, anteontem, a vereadora Angélica Ferreira (PSC) destacou as obras e projetos que vêm sendo desenvolvidos pela administração do prefeito Sérgio Onofre da Silva (PSC). Segundo ela, Arapongas vive um momento histórico. “O município saiu da estagnação de quatro anos parado no cenário estadual e voltou a evoluir”.

Nova rodovia A vereadora Angélica citou como uma das grandes obras a pavimentação asfáltica da estrada velha ligando Arapongas com a Colônia Esperança e Aricanduva, conforme ordem de serviço assinada na última sexta pelo prefeito Sérgio Onofre. Ela assinala que é uma obra que vai permitir o desenvolvimento da região sul de Arapongas.

Vapt Vupt

Morreu ontem, em Curitiba, o ex-presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), Clotário de Macedo Portugal Neto.Clotário Portugal Neto foi vice-presidente do TRE-PR em 2005 e presidente em 2006 e se aposentou em 2007.    

Diversos prefeitos do Vale do Ivaí estão em Curitiba desde segunda-feira, onde cumprem agenda no governo do Estado.       As visitas dos prefeitos se concentram mais na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu).