COLUNAS

min de leitura - #

Amuvi faz reunião

Editoria de Política

| Edição de 21 de janeiro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Beto Preto (PSD), de Apucarana, está convocando prefeitos dos 26 municípios para uma reunião técnica nesta segunda-feira, na sede da entidade, em Apucarana, a partir das 9 horas. O objetivo do encontro é apresentar um softer e repassar informações visando o encaminhamento de projetos no Siconv, que é o portal de convênios do Governo Federal. “Teremos à disposição dos prefeitos o Sr. Sérgio Pavan Margarido, um profissional especializado na organização de projetos e cadastramento junto ao Siconv”, informa Beto Preto, acrescentando que serão transmitidas informações sobre todas as etapas que envolvem a celebração de convênios, contratos de repasse e termos de parceria com o Governo Federal.

Satélite Outro tema que também deve ser apresentado aos prefeitos da Amuvi amanhã, em Apucarana, é o levantamento fotográfico (via satélite), para implantar o geoprocessamento na cidade. Com essa ferramenta, as prefeituras podem visualizar alterações em imóveis, atualizando o lançamento do IPTU.

Arrombado O prefeito Beto Preto se diz irritado com os constantes arrombamentos e furtos em prédios públicos. Na madrugada de ontem foi a vez do recém-inaugurado Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) da Vila Regina. “Não dá mais para aturar a ação de marginais envolvidos com drogas”, desabafou o prefeito.

Prejuízos Depois de diversos casos de depredação em escolas, creches, postos de saúde e neste CRAS, Beto Preto anunciou que vai exigir uma rigorosa apuração da polícia. “Estão destruindo estruturas e furtando tudo, prejudicando o atendimento da população e isso é inadmissível e já passou dos limites”, comentou o prefeito. 

Ouvindo o povo O prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre da Silva (PSC), diz que tem cumprido o propósito de abrir as portas do gabinete para a população. Nesses primeiros dias de mandato ele tem recebido a visita de muitos moradores, dedicando sua rotina de despachos ouvindo e encaminhando para solução demandas da comunidade local.  

Governo popular “A exemplo de todo gestor que se preza, estamos procurando atender na medida do possível aqueles que nos procuram e cumprindo nosso propósito de realizar uma administração participativa e a contento dos anseios de nossa população”, comenta o prefeito de Arapongas, Sérgio Onofre, explicando sua maneira de governar a cidade.
Visita Por falar no prefeito de Arapongas, ele recebeu em seu gabinete, nesta semana, a visita do deputado estadual Cobra Repórter (PSC), juntamente com o vice-prefeito Jair Milani (PP). O deputado se colocou à disposição da administração municipal para auxiliar no que for possível. Onofre, por sua vez, manifestou-se confiante no bom propósito do parlamentar.

Dilema I O prefeito de Grandes Rios, Antônio Cláudio Santiago (PP), o Toninho Santiago, ainda não sabe se vai promover alguma festa de aniversário do município, que em março completa 50anos de emancipação. No ano passado, a Prefeitura tinha programado a festa, porém teve que cancelar tudo na última hora por determinação da Promotoria de Justiça.

Dilema II No ano passado, a alegação da Promotoria de Justiça era a de que a Prefeitura não poderia fazer gastos com festa num momento de crise financeira. Neste ano, Toninho Santiago pretende fazer alguma coisa para lembrar os 50 anos de Grandes Rios, mesmo que seja uma “festinha” simples, mas sem antes consultar a Promotoria para evitar constrangimento.

Ensino médio I A reforma no ensino médio, que pode resultar na maior alteração na estrutura dessa etapa escolar desde a implantação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDO), será a primeira matéria a ser analisada pelo Plenário do Senado no retorno das atividades legislativas, a partir de 2 de fevereiro. 

Ensino médio II A Medida Provisória que trata da reforma do ensino médio tranca a pauta de deliberações e precisa ser votada antes de todas as que se encontram na agenda. Desde sua edição pelo governo, em setembro de 2016, a matéria dividiu opiniões, com o registro de protestos de estudantes pelo País. 

Vapt Vupt

A maioria das prefeituras do Vale volta aos trabalhos normais nesta segunda-feira, após recesso.          
Na primeira quinzena de março, no entanto, prefeituras voltam a fechar com o feriado de Carnaval.      
Alguns prefeitos da região, que foram reeleitos, dizem não ter conseguido tempo para descansar.        
Outros prefeitos que foram eleitos estão ocupados em fazer levantamentos internos na Prefeitura.