CIDADES

min de leitura - #

Amuvi pede presídio para atender o Vale

Da Redação

| Edição de 24 de março de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), prefeito Ylson Álvaro Cantagallo (MDB), o Gallo, de Faxinal, acompanhado de alguns assessores, esteve vistoriando e fotografando anteontem uma obra pública abandonada existente entre os municípios de Mauá da Serra e Tamarana, margeando a rodovia PR-445. Essa construção, que era para abrigar a Colônia Penal Agrícola Estadual, teve seu início na década de 80. Ela foi planejada durante o governo Ney Braga para abrigar presos do regime semiaberto, mas as gestões seguintes não deram prosseguimento e acabou abandonada.

Quase quatro décadas depois, o cenário é de mato alto e construções destruídas. As telhas, portas, janelas, encanamento e fiação elétrica foram furtados. A colônia, que seria a primeira do interior do Estado, nunca funcionou.
De acordo com o prefeito Gallo, a intenção da Amuvi, conforme deliberado pelos prefeitos na última sessão ordinária realizada em Faxinal, é propor ao governador Ratinho Junior (PSD) a retomada desta obra para instalação de uma penitenciária estadual. A unidade abrigaria presos condenados de todos os municípios do Vale do Ivaí. Isso reduziria o grande número de pessoas que ocupam as cadeias dos 26 municípios do Vale. 

Imagem ilustrativa da imagem Amuvi pede presídio para atender o Vale


Gallo observa que o número de encarcerados hoje na região passa de 800, quando todas as celas das delegacias de polícia comportam no máximo 300, na sua totalidade.
Segundo Gallo, a obra inacabada tem uma área em construção de aproximadamente 2 mil metros quadrados, em um terreno de 47 alqueires. Pelo menos sete famílias estão ocupando o terreno no entorno da edificação.
A planta da construção foi elaborada para ser penitenciária, porém ficou na metade do caminho. “Trata-se de uma obra que pode ser retomada a um custo baixo, pois já tem toda uma estrutura levantada. Em pouco tempo, ela poderá estar funcionando e abrigando presos do Vale do Ivaí e vizinhança”, acrescenta Gallo.
O presidente da Amuvi informou que vai levar esta reivindicação, com as fotos, ao governador Ratinho Junior numa audiência marcada para o próximo dia 28 (quinta-feira) no Palácio Iguaçu. “É um projeto que pode solucionar o problema de superlotação nas delegacias de polícia do Vale do Ivaí”, acredita.

UNIDADE DE IVAIPORÃ
O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), vai estar nesta semana em Curitiba para agendar uma reunião de lideranças políticas, da segurança pública, do judiciário e da comunidade com o governador Ratinho Junior e o secretário de Estado da Segurança Pública, general Luiz Felipe Carbonell. 
Segundo ele, a reunião com a comitiva tem por objetivo a reforma da Cadeia Pública que se encontra em situação caótica e para reivindicar também um Centro de Detenção Provisória (CDP) com aproximadamente 250 vagas.
Miguel Amaral assinala que a cadeia pública, além de estar em péssimas condições de conservação, também está superlotada. O prédio foi construído para abrigar 32 presos, porém está com cerca de 180. Isso tem provocado constantemente fugas ou tentativas de fugas, o que deixa a população amedrontada.