CIDADES

min de leitura - #

Antigo escritório da Sanepar é demolido

DA REDAÇÃO

| Edição de 21 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Sanepar deu início ontem ao processo de ampliação de reservação de água em Apucarana. Um dos novos reservatórios será instalado no terreno da empresa, na rua Galdino Gluck Júnior, e a obra foi iniciada pela demolição do escritório da empresa, que já estava desativado.

No local, será instalado um dos quatro novos reservatórios, que vão somar 10 milhões de litros de água, dobrando a capacidade de armazenamento de água na cidade. A obra envolve um investimento de R$ 20 milhões.  No local, o reservatório de 4mil m3 vai exigir a retirada de cerca de 700 caminhões de terra. 
Segundo a Sanepar, a obra vai poupar a antiga caixa d’ água da cidade, que fica no mesmo terreno e também está desativada. A estrutura, que é um cartão-postal de Apucarana, será preservada justamente pelo valor histórico e arquitetônico.
Os reservatórios que serão instalados na cidade são de aço vitrificado, importados da Alemanha. Segundo a Sanepar, a instalação será em tempo bem menor em relação às construções civis tradicionais.Esta tecnologia apresenta, ainda, maior durabilidade e menor ocorrência de manutenções.
As obras contemplam ainda duas estações elevatórias e cerca de 10 mil metros de tubulações de grande diâmetro. Para a implantação da rede será utilizado, em sua maioria, método não-destrutivo. Isso significa que não será necessária a abertura de valas, com cortes no asfalto e calçadas.