COLUNAS

min de leitura - #

Aperto de mãos

Editoria de Política

| Edição de 18 de maio de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apesar de concorrido, o evento de assinatura de convênios e liberação de verbas do Governo do Estado, ontem, em Maringá, teve a presença maciça de prefeitos da região. Entre as presenças estavam Junior da Femac (Apucarana), Sérgio Onofre (Arapongas), Miguel Amaral (Ivaiporã), Ditão Pupio (Jandaia do Sul) e Paulinho Moisés (Califórnia), entre outros. Um dos principais repasses de verbas foi feito pela Secretaria Estadual da Saúde ao Município de Arapongas. Durante a assinatura, o secretário da Saúde Beto Preto e o prefeito Onofre se cumprimentaram, demonstrando existir uma importante parceria entre os dois. O deputado estadual da região, Arilson Chiorato (PT), também participou do evento, inclusive fazendo um discurso. Apesar de ser do PT, partido de oposição ao governo estadual, o deputado destacou que a questão partidária deve ficar em segundo plano, em benefício do Estado. “Tudo aquilo que for bom para o Paraná temos que apoiar”, disse.

Presenças O deputado estadual Delegado Jacovós (PR), que também é da região, esteve presente na liberação de recursos em Maringá. O evento contou ainda com a presença dos secretários de Desenvolvimento Urbano, João Carlos Ortega; da Agricultura, Norberto Ortigara; do Meio Ambiente, Márcio Nunes; e do chefe da Casa Civil, Guto Silva, além de gerentes de órgãos regionais do Estado de toda a região.

Parque Linear O prefeito de Apucarana Junior da Femac, esteve em Maringá a convite do Governador Ratinho Junior, e do secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, participando de atividades da interiorização do Governo na Expoingá. “O Ratinho Junior nos confirmou que Apucarana vai receber o primeiro parque ambiental linear do seu governo, contemplando a região do Interlagos e do Veneza”, anunciou.

Conquista Junior da Femac anuncia que o futuro parque, no entorno de uma nascente existente no local, um fundo de vale, irá receber pista de caminhada iluminada, academia ao ar livre, parque infantil, arborização, áreas gramadas e outros equipamentos. “Trata-se de mais uma grande conquista para esta região que já é uma das mais populosas da cidade”, avalia o prefeito.

Avançar Cidades Ainda ontem Junior da Femac esteve em Londrina, na Superintendência da Caixa Econômica, para tratar da liberação dos recursos do Programa Avançar Cidades, do Governo Federal. O convênio, viabilizado pelo deputado federal Sérgio Souza (MDB), vai garantir verbas para reconstrução da Avenida Araucária – no acesso à Sociedade Rural, e toda a pavimentação asfáltica do Jardim Santiago. O lançamento das obras acontece nesta segunda-feira (20). 

Repasse do FPM A Secretaria do Tesouro Nacional já preparou o depósito em conta corrente das prefeituras referente ao segundo repasse do mês de maio do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O montante será creditado na próxima segunda-feira e representa um aumento de 4,9% em termos nominais em relação a igual período do ano passado.

Acumulado De acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), o acumulado do ano do FPM referente ao período de janeiro até este segundo repasse do mês de maio registra um crescimento de 9,57% em relação a igual período de 2018, sem contar os efeitos da inflação. Considerando-se os efeitos inflacionários, o crescimento cai para 5,08%.

Cautela Segundo a Confederação Nacional de Municípios, historicamente o FPM é maior no primeiro semestre do ano, prinpalmente nos meses de fevereiro a maio. No entanto, entre os meses de julho e outubro os valores despencam significativamente. Portanto, prefeitos devem ter cautela nos gastos públicos neste semestre, para não terem sérios problemas a partir de meados do ano.

Biometria Mais 15 municípios do Paraná iniciaram nesta semana o recadastramento biométrico dos eleitores: Capanema (sede de comarca), Pérola do Oeste e Planalto; Dois Vizinhos (sede), Boa Esperança do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu e Verê; Formosa do Oeste (sede), Iracema do Oeste, Jesuítas e Nova Aurora; Nova Londrina (sede), Diamante do Norte, Itaúna do Sul e Marilena.

Meta O Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) espera completar 100% de eleitores recadastrados biometricamente em 2019, três anos antes da meta nacional e dez anos depois do primeiro mutirão feito no estado. Pelo cronograma, 118 cidades receberão, de abril a novembro deste ano, mutirões de cadastramento, que atenderão 870.286 eleitores, cerca de 10% do eleitorado, que é de 8.043.544.

Vapt Vupt

O governador Ratinho Junior deverá estar de volta ao Vale do Ivaí nos próximos dias para entrega de obras.
Entre as principais obras a serem entregues na região está a referente ao projeto Meu Campinho.          
O “Meu Campinho” foi idealizado pelo próprio Ratinho Jr, quando secretário do Desenvolvimento Urbano.      
Prefeitos estão assustados com os cortes de verbas anunciados pelo governo federal nos vários setores.