CIDADES

min de leitura - #

Aplicativos facilitam acesso a serviços do Governo

Da redação

| Edição de 12 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


Dezesseis APPs orientam população e oferecem serviços diversos
Os cidadãos paranaenses podem ter acesso a diversos serviços e informações públicas sem sair de casa. O Governo do Paraná disponibiliza à população 16 aplicativos desenhados para tablets e smartphones que facilitam a vida das pessoas e desburocratizam os serviços públicos estaduais. Os apps estão disponíveis nos sistemas Android e IOS e oferecem desde comparativo de preços de produtos até simulação de crédito.
“Hoje, no Paraná, todas as áreas da administração contam com tecnologia da informação que ajuda o Governo a atingir os objetivos de forma rápida e transparente”, afirmou o governador Beto Richa, no lançamento do aplicativo mais recente do Governo, o Escola Paraná onde pais e alunos têm acesso consulta de notas, grade de aulas, eventos escolares (jogos, palestras, reuniões) e até interação com professores e colegas, via mensagens.
O app mais antigo é o Copel Mobile desenvolvido em 2012 para oferecer remotamente os serviços de atendimento disponíveis em uma agência da Copel como pedido de ligação, informar falta de luz, entre outros. 
O Detran tem dois aplicativos disponíveis para download: o 1ª Habilitação, que permite o acompanhamento passo a passo do processo da primeira carteira de motorista e o Detran/PR, que tem serviços e consultas sobre a situação veicular.
As funcionalidades dos aplicativos paranaenses se tornaram referência nacional. O aplicativo Menor Preço está sendo cotado por outros estados para estender as funcionalidades ofertadas pelo app paranaense a todos os estados brasileiros. 
Os outros aplicativos disponíveis para download são Hemogram, app colaborativo para promover e incentivar a doação de sangue; Fomento Paraná - Simulador de Crédito, que oferece simulação do custo de um financiamento, localizar agentes de crédito, em cada município conveniado entre outras funcionalidades; Bombeiros Paraná; APPA, criado para fiscalização de ocorrências de natureza ambiental; Cultura Paraná, que divulga atividades culturais do Estado e também cursos, oficinas, palestras e demais atividades de formação promovidas no Paraná; Procon- PR e Rádio 97.1 FM, que traz toda a programação da Rádio Educativa.
Em breve, o portal Governo Digital vai disponibilizar num só lugar os principais serviços do Governo do Estado.