COLUNAS

min de leitura - #

Apoio aos municípios

Editoria de Política

| Edição de 19 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Prefeitos de diversas regiões do Paraná, inclusive alguns do Vale do Ivaí, reuniram-se ontem com a governadora Cida Borghetti (PP) para apresentar demandas, alinhar convênios e licitações de projetos urbanos. O objetivo é garantir continuidade aos processos neste momento de mudança de governo. O encontro foi no Palácio Iguaçu, com a presença do ex-governador Beto Richa (PSDB). “Estamos dando prosseguimento ao apoio do Estado aos municípios”, assegurou Cida. “Nossa atuação é focada nas pessoas e, por isso, os projetos das cidades merecem toda a atenção, porque eles impactam diretamente na vida da população”, afirmou a governadora. O secretário do Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros, afirmou que o objetivo é estabelecer um relacionamento direto e cada vez mais próximo com os gestores municipais.

Comunicação I O jornalista Alexandre Teixeira vai assumir a Secretaria de Estado da Comunicação Social. A indicação foi feita ontem pela governadora Cida Borghetti e a posse será oficializada na segunda-feira, durante a reunião semanal da equipe de governo no Palácio Iguaçu. Teixeira já desempenhou outras funções no Governo. 

Comunicação II Alexandre Teixeira já foi diretor de Mercado e Relações Institucionais da Fomento Paraná e diretor-geral da Casa Civil. “Este é um governo realizador e a tarefa é oferecer aos cidadãos mais acesso às informações de atividades e políticas públicas que contribuem para a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma.

Adiantada Para o prefeito de Apucarana, Beto Preto (PSD), a região está até mais avançada em relação a outras do Paraná em busca de um desenvolvimento integrado. “Enquanto outras regiões ainda estão constituindo seu território, aqui já passamos desta fase”, diz ele destacando o Território do Vale do Ivaí composto por 28 cidades.

Vale forte O superintendente do Projetos Paraná, Cyllêneo Júnior, ex-prefeito de Mandaguari, lembra que o Vale do Ivaí já foi muito forte politicamente e tende a retomar esta condição através do trabalho de integração regional proposto pela Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi), com apoio do governo de Cida Borghetti (PP).

No pátio Desde segunda-feira desta semana, o secretário de Governo da Prefeitura de Apucarana, Laércio de Morais, vem respondendo também pela coordenação dos trabalhos do pátio de máquinas e veículos, atendendo a um pedido do prefeito Beto Preto. Ele substitui Jaime Gonçalves, que está de férias por vinte dias.
Má notícia Prefeituras recebem nesta sexta-feira a segunda parcela de abril do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A má notícia é que o repasse apresenta uma redução de 13,04% em relação a igual período do ano passado, isso sem os efeitos da inflação. Com a inflação a retração é ainda mais acentuada, 15,20%.

Quebra O resultado negativo do FPM neste segundo repasse de abril quebra uma sequência de transferências maiores registradas nos meses anteriores deste ano e de 2017. Vale lembrar que de janeiro até abril o FPM registra um crescimento de 9,38% em termos nominais (sem inflação) em relação aos primeiros meses de 2017.

Alerta A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) informa aos prefeitos que há uma estimativa de recuperação do FPM no começo de maio. Mas é bom ficarem atentos que no começo do ano é sempre assim. Se o segundo repasse de abril sofreu uma queda, é um sinal de alerta que há mais previsão de queda nos próximos meses.

Impeachment I O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) protocolou nesta quarta-feira, na Câmara dos Deputados, um pedido de impeachment contra o presidente da República Michel Temer (MDB). O parlamentar argumenta que houve suposto crime de responsabilidade durante depoimento prestado à Polícia Federal. Ele acredita que Temer deve ser processado judicialmente.

Impeachment II Randolfe pede esclarecimentos sobre as declarações prestadas pelo presidente da República relacionadas ao financiamento de campanha em 2014. Ele solicita ainda informações sobre recursos utilizados para a reforma e ampliação da casa de Maristela Temer, filha do presidente da República. O senador estava acompanhado de dois membros da Executiva Nacional da Rede: Pedro Ivo e Laís Garcia.

Vapt Vupt

Economizar em tudo tem sido a palavra de ordem dos prefeitos do Vale do Ivaí neste início de ano.        
Em 2017, primeiro ano do mandato, alguns prefeitos tiveram dificuldades para fechar o exercício.                    
Em algumas cidades, administrações municipais enfrentam problemas com câmaras de vereadores.               
Há determinados prefeitos que já perderam maioria no Legislativo e passam “apertados”.