CIDADES

min de leitura - #

App substitui ‘botão do pânico’ em Arapongas

DA REDAÇÃO

| Edição de 07 de abril de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Lançado em setembro do ano passado, o aplicativo da Guarda Municipal de Arapongas - “GM 153 Arapongas” – passa a contar com um atalho destinado ao “Sistema para Monitoramento e respostas imediatas para as mulheres com Medida Protetiva”, destinado às mulheres vítimas de violência doméstica. O novo recurso vem em substituição do chamado “botão do pânico” - dispositivo de segurança preventiva para cumprimento de medida protetiva.

De acordo com o secretário de Segurança Pública e Trânsito, Paulo Argati, a nova aba dentro do aplicativo garante maiores vantagens em relação ao atendimento às vítimas, além de gerar mais economia. “Com o acionamento dentro do app, já conseguimos identificar de pronto quem é a vítima e também o agressor, além da localização em tempo real da ocorrência, enviando assim, de imediato, a viatura mais próxima. Além disso, pagávamos em média cerca de R$ 160 mil por ano para a utilização dos dispositivos botão do pânico - do Instituto Nacional de Tecnologia Preventiva (INTP)”, comenta. 
Ao todo, 30 botões estavam disponíveis. Segundo Argati, com a tecnologia da própria corporação é possível ampliar o número de mulheres atendidas. “O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, e utilizado pelo maior número de vítimas que necessitarem dos serviços”, explica. O acionamento do disposto dentro do app para as mulheres vítimas de agressão já está disponível desde a última sexta-feira para celulares no sistema Android.
A GM e coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Denice Amorim, explica que para a utilização dentro do aplicativo, as vítimas precisam ter o registro da chamada Medida Protetiva. “Para a funcionalidade dentro do app, as mulheres vítimas de agressão devem ter a medida protetiva. As que não têm medida protetiva devem registrar a denúncia – junto à delegacia da Mulher e fazer solicitação da mesma”, explica.
Com a medida protetiva, a vítima entra em contato com Delegacia da Mulher para a formalização cadastral para o uso do app (que contará com dados pessoais da vítima e informações do agressor). Instala o app “ GM 153 Arapongas”, e com isso, já está apta para a utilização. Na própria Delegacia da Mulher, a vítima terá todo o auxílio e explicações sobre o dispositivo dentro do app. “Temos até o momento 19 vítimas devidamente cadastradas, e que podem utilizar o disposto pelo celular a qualquer momento”.