POLÍTICA

min de leitura - #

Apreensão

Da Redação

| Edição de 27 de março de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A estimativa do coronavírus divulgada pelo Governo do Estado ontem gerou muita apreensão entre autoridades municipais. O prefeito Junior da Femac foi um dos que se manifestou preocupado com o quadro apresentado pela Secretaria de Estado da Saúde. “Continuamos acompanhando atentamente todas as orientações das autoridades federais e estaduais, para adoção de medidas pontuais”, assinalou. Ele lembrou ainda que nesta quinta-feira (26), a saúde pública de Apucarana fez a coleta de material para o exame do coronavírus em uma criança de seis anos de idade. De acordo com o secretário de saúde Beto Preto, dependendo de alguns fatores, principalmente da circulação do vírus, o Paraná deverá ter de 10 mil a 30 mil casos de coronavírus.

Vacinação O prefeito Junior da Femac anunciou ontem que a saúde pública de Apucarana irá aguardar o recebimento de mais dois lotes da vacina contra a gripe (H1N1), para concluir a imunização dos 50% restantes de idosos e trabalhadores da saúde. “Dependemos da logística do Governo Federal no recebimento dos lotes de vacinas”, explicou o prefeito, reiterando que aguarda a chegada de mais 8.210 doses para concluir esta primeira etapa.

Máscaras e sabonete As 100 mil máscaras de proteção que a Prefeitura de Apucarana encomendou para atender enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros profissionais da saúde, começam a ser produzidas na segunda-feira, dia 30 de março. E, ontem (26), a prefeitura começou a receber os primeiros lotes de 50 mil frascos de sabonete líquido, que serão distribuídos para a população.

Adicional O vereador Aroldo Pagan enviou um ofício ao prefeito Sérgio Onofre solicitando que a Prefeitura de Arapongas estude a concessão de uma adicional financeiro ao salário dos profissionais da Saúde envolvidos diretamente no combate ao coronavírus. Seriam contemplados médicos, enfermeiros, auxiliares, guardas municipais, motoristas de ambulância e profissionais do Samu, entre outros.

Definição Está marcada para hoje uma videoconferência entre membros do Governo do Estado e presidentes das associações de municípios do Paraná. A pauta é unificar os decretos que determinaram o fechamento dos comércios nas cidades. O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi) e prefeito de Kaloré, Washington Luiz da Silva, irá participar.

Sem bagunça Segundo Washington, o coronavírus tem provocado pressões de todos os lados. “Primeiro, houve pressão para fechar o comércio. Os prefeitos ficaram assustados e, ao invés de esperarem as determinações do Governo do Estado, agiram por conta própria, cada um a seu jeito. Agora, pressionam os prefeitos para abrir. Nesta bagunça, não dá”, disse ele.

União Ainda de acordo com Washington, alguns prefeitos do Vale do Ivaí querem reabrir os comércios na próxima segunda-feira. No entanto, a ideia é acatar a determinação do Governo do Estado. “Os municípios vão seguir o que o Governo do Paraná decidir. Vamos fazer isso juntos, unidos”, disse.

Moção De autoria do vereador Franciley Preto Godoy, Poim, foi aprovada na Sessão Ordinária da Câmara de Apucarana, Moção de Aplausos ao Secretário Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, extensiva a todos os servidores da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) pelos relevantes serviços prestados à população de Apucarana no tocante a área de saúde.

Abre ou fecha? A Confederação Nacional dos Transportes (CNT) entrou ontem com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular decretos estaduais e municipais que determinaram o fechamento de divisas locais como medidas para conter a disseminação do novo coronavírus. Na região, alguns municípios adotaram esta medida, como Jardim Alegre, Ivaiporã e Faxinal.

Estratégia O problema é que o fechamento de uma ou mais entradas dos municípios é ação fundamental para conter o vírus. Como o tráfego está bastante reduzido em tempos de isolamento social, afunilar o trânsito ajuda a concentrar esforços nas chamadas barreiras sanitárias: pontos de checagem de temperatura e orientação do ocupantes dos veículos. Por isso, os prefeitos torcem para que a medida continue valendo.