OPINIÃO

min de leitura - #

Aprimorar a ‘Zona Azul’ é importante em Apucarana

Da Redação

| Edição de 13 de abril de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Prefeitura de Apucarana está aprimorando o Estacionamento Rotativo Zona Azul para amenizar alguns problemas ainda existentes. O serviço foi municipalizado no final de 2016, mas o sistema até agora não contava com agentes de trânsito para realizar a orientação dos motoristas. A fiscalização vem sendo feita pela Guarda Municipal, que, na prática, apenas autua os motoristas que estacionam seus veículos nas vagas regulamentadas sem adquirir os cartões de meia ou uma hora necessários. Agora, a situação mudará com a contratação de cinco agentes de trânsito, que começarão na próxima segunda-feira a trabalhar no anel central da cidade. 

Os agentes serão responsáveis pela orientação dos usuários, fiscalização do serviço e notificação dos motoristas em desacordo com a legislação, o que inclui estacionamento irregular em vaga preferencial (de idoso ou deficiente físico) ou sem recolhimento do rotativo.
Atualmente, o sistema conta com 1,8 mil vagas regulamentadas no entorno da Praça Rui Barbosa e outras ruas da área central. O controle é feito mediante cartões de meia hora ou uma hora, que custam R$ 0,80 e R$ 1,20, respectivamente. São 50 pontos de venda credenciados de cartões. 
Segundo o Instituto de Desenvolvimento, Planejamento e Pesquisa de Apucarana (Iddeplan), os agentes irão ajudar a democratizar o uso das vagas e também a evitar o uso indevido do sistema. O objetivo não é autuar, mas levar informação. É claro que se irregularidades forem persistentes, os condutores serão notificados. A autuação, a partir de segunda-feira, deixará de ser feita pela GM. 
A contratação dos agentes de trânsito é uma boa notícia. No entanto, o número de servidores é muito baixo. Cinco funcionários conseguirão atender apenas o entorno da Praça Rui Barbosa e alguns quadrantes próximos. É preciso pensar dese já na ampliação do número de agentes. Inicialmente, a prefeitura chamou oito pessoas aprovadas em concurso público, mas apenas cinco se apresentaram. Essas três vagas remanescentes ainda serão preenchidas.
Manter o Estacionamento Rotativo Zona Azul em pleno funcionamento é essencial. Há uma cobrança muito grande nesse sentido de motoristas e também de comerciantes. A rotatividade é essencial para os negócios no centro e também para a mobilidade urbana. 
A municipalização do serviço mostrou-se um acerto. Agora, resta ao município continuar aprimorando o sistema para corrigir falhas ou eventualmente mudar o que não vem dando certo.