OPINIÃO

min de leitura - #

Apucarana 76 anos: uma cidade em evolução

Da Redação

| Edição de 28 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Apucarana chega aos 76 anos de emancipação política em meio a importantes avanços, em diversas áreas. Várias obras, melhorias e progressos estão acontecendo, o que traz mais qualidade de vida para os cidadãos e prepara a cidade para o futuro.

O último avanço noticiado foi a assinatura da ordem de serviço para reforma e ampliação de três unidades educacionais do município. As melhorias acontecem nas escolas municipais Augusto Weyand, Durval Pinto e João Antonio Braga Cortes. As três obras juntas somam um investimento de mais R$ 2,3 milhões.
Os parques da cidade também têm passado por avanços significativos. O Parque da Raposa talvez seja o principal expoente. Com vários problemas estruturais há anos, o espaço, que já foi um cartão-postal importante da cidade, aos poucos retoma um status de ponto de encontro das famílias apucaranenses. O Parque Biguaçu, por sua vez, nunca teve seu real potencial totalmente explorado, mas em beve pode se tornar um dos principais espaços de lazer de Apucarana, se juntando ainda ao tradicional Parque do Jaboti, que recebeu melhorias recentemente.
Melhorias na infraestrutura viária também têm sido vistas, como por exemplo a duplicação do contorno sul da cidade. Mas talvez o maior símbolo de progresso da cidade nesta área seja a ampliação da rua Cristiano Kussmaul, que liga um dos maiores bairros de Apucarana, o Jardim Interlagos, ao centro da cidade. A via passou a receber um intenso tráfego de veículos por conta do grande crescimento populacional registrado naquela área nos últimos anos, juntamente com o aumento de empreendimentos comerciais e industriais. É uma das áreas onde fica mais evidente que a cidade está crescendo.
É com estes importantes avanços que Apucarana se prepara para o futuro. O que faz uma cidade crescer é a capacidade que seus cidadãos têm de propor soluções para os problemas da sociedade, seja através do poder público escolhido através do pleito eleitoral, seja pela iniciativa da própria comunidade. Problemas existem, precisam ser identificados e sanados o mais rápido possível. Desta forma, Apucarana atinge os 76 anos em plena evolução.