CIDADES

min de leitura - #

Apucarana amplia vacinação contra gripe

Da redação

| Edição de 28 de junho de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Seguindo a última orientação da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), divulgada no final da semana passada, a Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana passou a disponibilizar ontem a vacina da gripe para mais três grupos: crianças de 5 a 9 anos incompletos; bombeiros e garis. No mesmo documento, a Sesa observa a necessidade de continuar a busca ativa aos grupos prioritários que ainda não atingiram a meta preconizada pelo Ministério da Saúde (90%), principalmente crianças e gestantes.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana amplia vacinação contra gripe
Oferta de vacinação para novos grupos já está em vigor | Foto: Divulgação


Apucarana, que no balanço geral já ultrapassou a meta, registrando no levantamento fechado ontem, um índice de 90,20%, segue com as equipes de saúde mobilizadas para aumentar a cobertura vacinal entre as crianças e gestantes, atualmente com 76,59% e 66,96%, respectivamente.
Os demais grupos definidos como prioritários dentro da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe atenderam o chamamento e apresentam índice superior ou bem próximo da meta. Os idosos (pessoas a partir de 60 anos) são responsáveis pelo maior percentual de cobertura, de 97,64%. Em seguida, estão as puérperas, com 90,99%, enquanto os trabalhadores de saúde registram 89,11%.
O período oficial da Campanha Vacinação Contra Gripe 2017 aconteceu entre o dia 17 de abril e 26 de maio. 
A imunização aos grupos prioritários foi prorrogada até 9 de junho e, vencido este prazo, a Sesa recomendou estender a vacina para cobradores e motoristas de ônibus de transporte público; cuidadores de pessoas vulneráveis (como idosos e acamados) e população em situação de rua.
No dia 13 de junho, a Sesa ampliou ainda mais os grupos que podem receber a imunização gratuitamente. São eles: catadores de lixo reciclável; veterinários, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogo, farmacêuticos e outros profissionais de saúde; motoristas responsáveis pelo transporte escolar; profissionais de estabelecimentos de ensino público e privado, como orientadoras educacionais, merendeiras, pedagogos e porteiros.
A vacina contra a gripe está disponível, entre 8 e 16 horas, em todas as Unidades Básicas de Saúde com sala de vacina. Apenas seis não contam com essa estrutura: UBS Julia Reczkowski, do Núcleo Habitacional Marcos Freire; UBS Rute Eugênio, do Jardim Vale Verde; UBS Philipe Weckewerth, no Jardim Milani; UBS Rodrigo Yoshi Tramontil, da Vila Apucaraninha; UBS João Marioto, na Vila Formosa; e Elayne Mazur, no Jardim Interlagos. 
A Escola da Gestante também disponibiliza a vacina contra gripe para mulheres grávidas e puérperas que recebem atendimento no local.