CIDADES

min de leitura - #

Apucarana autoriza obras de monumento turístico

DA REDAÇÃO

| Edição de 05 de agosto de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O prefeito Junior da Femac assinou ontem a ordem de serviço do “Monumento em Homenagem aos 100 dos Oblatos de São José no Brasil” que será construído na rotatória do Colégio São José. A obra será executada com recursos federais, do Ministério do Turismo. O valor, de quase R$ 250 mil, foi conquistado pela congregação por emenda parlamentar do ex-deputado federal Luiz Carlos Hauly. 

A parceria da prefeitura acontece com elaboração do projeto pelo Instituto de Desenvolvimento, Pesquisa e Planejamento de Apucarana (Idepplan) e acompanhamento da execução da obra por arquitetos e engenheiros do município. 
“A revitalização da rotatória do São José visa promover a melhoria da sua infraestrutura com a reforma das calçadas; instalação de piso tátil, bancos e mesas de xadrez; caminho sensorial; lixeiras; iluminação; academia ao ar livre; paisagismo; e dois monumentos em homenagem aos 100 anos dos Oblatos de São José no Brasil”, detalha a arquiteta responsável pelo projeto”, Andressa Aires de Proença.
O primeiro monumento, em homenagem a São José Marello, fundador dos Oblatos de São José, ficará no centro da praça e lembra um livro com várias páginas inscritas a frase de São José Marello: “A caridade deve predominar sobre todas as nossas ações, ela consolida a fé, aumenta a esperança e nos une mais intimamente a Deus”.  
O segundo monumento “100 anos dos Oblatos de São José no Brasil” abrigará uma cápsula do tempo, na qual serão guardadas mensagens e outras pessoas para posteridade.A cápsula só será aberta no ano de 2070.
A arquiteta também detalha o caminho sensorial que haverá no local. “É uma trilha com pisos de texturas e formas diferentes que serão sentidas através do tato com os pés. Tendo como público-alvo crianças e idosos, esse material auxilia no desenvolvimento de noções de autonomia, relacionamento com o ambiente, coordenação motora fina e percepções sensoriais”, explica.