CIDADES

min de leitura - #

Apucarana confirma 1º caso de dengue

Da redação

| Edição de 05 de dezembro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana confirmou ontem o primeiro caso de dengue na região neste ano epidemiológico. O paciente é uma criança de 2 anos, residente na região Norte da cidade.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana confirma 1º caso de dengue

O protocolo, em caso de confirmação, é a realização de bloqueios na vizinhança, além da intensificação de ações preventivas. As medidas, segundo a Tribuna apurou, já foram tomadas e o paciente passa bem.
Segundo o chefe da Divisão da Vigilância em Saúde da 16ª RS, Marcos Costa, o caso foi classificado como autóctone, ou seja, foi contraído no município. 
De agosto - início do ano epidemiológico - até agora, segundo dados da regional, foram feitas 150 notificações da doença na área de abrangência da 16ª RS, que abrange 17 municípios. 
Do total, 104 já foram descartados e outros 46 aguardam resultados de exames laboratoriais. Na avaliação de Costa, o volume de notificações é baixo. “Assim como o ano passado, que tivemos poucos casos, neste o padrão também está bastante tranquilo para esta época do ano”, comenta. 
O ano epidemiológico que encerrou em julho deste ano foi o de menor incidência da doença na década. Foram apenas 6 casos na 16ª RS.
Costa alerta, entretanto, que com a temporada de chuvas e calor, bem como o período de festas e viagens, quando aumenta a circulação de pessoas para outras cidades e estados, a população não pode descuidar das medidas preventivas para evitar uma proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o último levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde,  12 municípios do Estado estão com índice de infestação acima de 4%, o que traz risco de surto das doenças. Dois estão na região: Borrazópolis e Grandes Rios.