OPINIÃO

min de leitura - #

​ Apucarana consolida soluções para crescimento

Da redação

| Edição de 12 de outubro de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O Paraná tem oito municípios entre os 100 que geraram maiores saldos de emprego formal no País de janeiro a agosto segundo dados do Cadastro Geral de Empregos (Caged) do Ministério do Trabalho. Apucarana é um desses municípios. Com um saldo de demissões e admissões de 1.053 vagas, a economia local é a sétima do estado em criação de empregos com carteira assinada e alçou a  86ª posição em termos nacionais, na frente de centros urbanos e industriais muito mais consolidados.

O desempenho da economia local é fruto de uma série de fatores. Um deles é o bom momento do setor de construção civil na cidade, que foi responsável por mais da metade dos empregos formais criados (558) e que segue na contramão do país. 
Em agosto, no Brasil, o setor registrou um saldo positivo de 724 empregos no Caged. Mesmo baixo em se tratando de um recorte nacional, o número foi amplamente comemorado porque foi o primeiro  resultado positivo após 33 meses consecutivos de fechamento do número de vagas no setor. 
Um grande volume de obras públicas em andamento no município e a consolidação do novo Plano Diretor, que impulsionou a verticalização e implantação de condomínios, são fatores que pesaram positivamente nessa balança.
Na área industrial, tradicionalmente o setor com maior número de postos de trabalho em Apucarana, o polo do vestuário está repondo postos de trabalho fechados durante a crise após se reinventar, melhorando a competitividade das empresas e sem deixar de investir. No mês que vem, o Sivale promove a terceira edição do Apucarana Fashion Day, evento que se consolida como vitrine da moda autoral regional.
O bom resultado na criação de vagas formais é também um reflexo de investimentos e programas que atuam em empreendedorismo, capacitação e incentivo à formalização. 
São ações que vem sendo priorizadas pela administração municipal e parceiros e ajudam o empreendedor a se regularizar, mudar de status profissional e econômico a abrem as portas do negócio para as estatísticas oficiais de emprego e renda.
A Rede de Mulheres Solidárias, que incentiva a cooperação e geração de renda, e a atuação da agência local do Banco do Empreendedor, que atua no financiamento de micro e pequeno empreendedores, estão entre as ações desenvolvidas pela prefeitura que ganharam reconhecimento estadual e de outras entidades pela relevância do trabalho desenvolvido.
O quadro de empregos de Apucarana está afinado com uma situação que se repete em outros pontos do Estado, que mostra a força do interior. Dos oito municípios do Paraná no ranking nacional dos 100 que mais geraram emprego, apenas um, São José dos Pinhais, está na região metropolitana de Curitiba. Valorizar e investir em soluções locais tem se consolidado como receita para superar a crise econômica.