CIDADES

min de leitura - #

Apucarana é 1º em educação e saúde do PR

DA REDAÇÃO

| Edição de 23 de outubro de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O município de Apucarana se destacou na solenidade de entrega do Prêmio Band Cidades Excelentes no Paraná, promovido Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila, realizada na noite desta quinta–feira (21), em Curitiba, no Museu Oscar Niemeyer. No estudo realizado em âmbito estadual, Apucarana aparece em primeiro lugar nas áreas da educação e da saúde, entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, recebendo certificados de “primeiro lugar no Paraná”. Apucarana também integra o “top 3” da classificação geral no Estado no Prêmio Band Cidades Excelentes, junto com Cascavel e Toledo.

O estudo realizado pela Band e o Instituto Áquila, tem foco no acompanhamento sistemático das gestões municipais em todo o país. Os dados mostram a qualidade dos serviços e programas desenvolvidos pelos municípios. São avaliados os índices da eficiência fiscal, saúde, educação, desenvolvimento sócio-econômico e infraestrutura dos municípios.
O prefeito Junior da Femac, acompanhado do seu vice, Paulo Vital, recebeu a premiação no evento que contou com a participação de prefeitos, vices e secretários de dezenas de municípios, além de membros do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná e do Governo do Estado. 
Ao receber os certificados do prêmio, o prefeito Junior da Femac enalteceu a avaliação criteriosa dos índices aferidos pelo Instituto Áquila. “Mais uma vez a nossa educação é reconhecida como uma das melhores do país. E também somos a melhor cidade na saúde, em meio ao enfrentamento da pandemia da Covid-19”, assinalou o prefeito. 

ÍNDICE 
Rodrigo Neves, diretor do Instituto Áquila, diz que a criação do Índice de Gestão Municipal Áquila (IGMA) é fruto de vinte anos de trabalho em centenas de municípios brasileiros. “Uma cidade excelente tem mais qualidade de vida e atrai novos empreendimentos com a melhora gradual do seu Índice de Desenvolvimento Humano, o IDH”, avalia Neves, destacando o desempenho de Apucarana. Ele revela que os cinco eixos principais aferidos na gestão são a eficiência fiscal e transparência, educação, saúde, infraestrutura e o desenvolvimento sócio-econômico.
João Azevedo, gerente de jornalismo da Band Paraná, assinala que o objetivo do prêmio é mostrar as boas gestões que têm programas e ações administrativas que servem de parâmetro para todos os gestores públicos. “Tem muita coisa boa acontecendo no Brasil e também no Paraná e que precisa ser mostrado como exemplo para todos”, destaca Azevedo.