ESPORTES

min de leitura - #

Apucarana é vice-campeã no atletismo

Da Redação

| Edição de 13 de novembro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No último fim de semana, a equipe sub-14 do atletismo de Apucarana participou em Curitiba, na pista da Universidade Positivo, do 21º Campeonato Caixa de Atletismo. Após 34 anos, Apucarana voltou a figurar entre as melhores equipes do Paraná, conquistando o título de vice-campeã paranaense sub-14, no masculino.

Na competição, que reúne os mais qualificados atletas do estado, Apucarana obteve um saldo de duas medalhas de ouro, quatro medalhas de prata e mais quatro medalhas de bronze.
“Perdemos apenas para a equipe de Curitiba, mas superamos outras cidades de peso como Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa”, comemorou o técnico José Marcelino da Silva, o “Grilo”.
Grilo lembra que o projeto das escolinhas de atletismo de Apucarana teve início no ano de 2014 com o apoio e incentivo da administração Beto Preto. Na ocasião, a base foi estruturada com alunos de 8 a 11 anos de idade, com o “circuito de corridas de rua” das escolas municipais e com os festivais de atletismo.
“Durante os últimos cinco anos foram organizados festivais de atletismo e o circuito de corridas de rua das escolas municipais, um autêntico celeiro de novos atletas, que surgiram para representar Apucarana em competições estaduais e nacionais”, avalia Grilo.
A secretária de esportes Jossuela Pinheiro relata que atualmente, está sendo trabalhado não somente o mini atletismo. “Os alunos das escolas municipais têm a oportunidade de praticarem ludicamente as provas de salto em distância, salto em altura e com vara, lançamento do disco, dardo e martelo, além de arremesso de peso e corridas de velocidade, meio-fundo e fundo, com barreiras e obstáculos”, revela a secretária, destacando o empenho do técnico José Marcelino da Silva, o “Grilo”.
O prefeito Junior da Femac enaltece o incentivo ao esporte e a criação das escolinhas de base lançado pelo ex-prefeito Beto Preto. “Esse trabalho de base acontece em todas as escolas municipais de Apucarana, onde os alunos vêm obtendo sucesso de participação em competições e alcançando destaque em competições a nível estadual e até nacional”, assinala. O título mais importante, informa Jossuela Pinheiro, veio no ano de 2018, quando atletas das escolas municipais obtiveram a primeira colocação geral por equipe da corrida internacional “São Silvestrinha”, com três medalhas de ouro individuais, onde foram campeões em suas categorias os atletas: Yohan Gabriel Brandino Oliveira (Escola Durval Pinto), Isabela Vitória Rodrigues da Silva e Anny Beatriz Tomaz Miranda (Escola do Campo José de Alencar).

Projeto foi iniciado em 2014
O  projeto das escolinhas de atletismo de Apucarana teve início no ano de 2014. Na ocasião, a base foi estruturada com alunos de 8 a 11 anos de idade, com o “circuito de corridas de rua” das escolas municipais e com os festivais de atletismo, com incentivo do então prefeito Beto Preto.
Ao mesmo tempo, também começaram os treinamentos nas escolas municipais, onde todos os professores de educação física e estagiários foram capacitados com o curso de “mini atletismo”. Após essa capacitação iniciaram-se os treinamentos nas escolas de campo José de Alencar (Vila Reis) e na escola de campo Padre Antônio Vieira (Correia de Freitas).
Com os resultados dos circuitos de corridas de rua e dos festivais de atletismo, os alunos destaques foram convidados para que passassem a estudar na Escola Municipal Durval Pinto. Desta forma, eles puderam integrar a “escolinha de atletismo” da referida escola, situada ao lado da pista de atletismo do Complexo Esportivo Lagoão.
Com toda a estrutura disponível, somada aos kits do mini atletismo disponibilizados pela prefeitura, os alunos começaram a praticar e aperfeiçoar os treinamentos, medida que foi continuada pelo atual prefeito de Apucarana, Junior da Femac.