CIDADES

min de leitura - #

Apucarana ganha hortas solidárias

DA REDAÇÃO

| Edição de 17 de setembro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Onze empreendedoras e empreendedores solidárias de Apucarana estão cultivando alfaces lisa, crespa, mimosa, americana e roxa, repolho roxo, salsinha, cebolinha, couve manteiga, coentro, almeirão, cenoura, rabanete, beterraba, quiabo, pepino, abobrinha, rúcula e chuchu na horta solidária de 1.822m2 situada no terreno do antigo Instituto Brasileiro do Café (IBC), na Vila Nova.

São 42 canteiros de hortifrutis cuidados pelas onze empreendedoras do Programa de Economia Solidária e Protagonismo Feminino, da Secretaria da Mulher e Assuntos da Família (Semaf), da Prefeitura de Apucarana. 
O projeto-piloto teve a visita do prefeito Junior da Femac na manhã de ontem. Ele foi conferir os primeiros resultados obtidos pelo trabalho iniciado em janeiro, mas que teve que ser interrompido entre março e junho por causa da pandemia do novo coronavírus e todas as medidas de isolamento social que foram e são tomadas para o não espalhamento da doença.
“Não fosse o covid-19 teríamos outras hortas solidárias na cidade já em fase de colheita dos alimentos”, afirmou. Ele disse que a horta solidária é exemplo de um projeto que deve se espalhar por outros espaços comunitários da cidade. “Uma segunda horta, de mil metros quadrados, já está em fase de finalização no Dom Romeu Alberti: a terra já foi preparada, já chegaram as sementes, o relógio de água está instalado.”, explicou o prefeito. “São mais 19 pessoas envolvidas, que vão retirar comida da terra cedida pela prefeitura, num projeto coordenado pela Secretaria da Mulher e Assuntos da Família, com o apoio técnico das secretarias da Ação Social, Agricultura e do Meio Ambiente”, explicou Junior da Femac.
A horta solidária é toda cercada por bambu e recebe os cuidados diários das empreendedoras, sob a coordenação da assessora da Semaf Maura Fernandes. Também é o “berçário” que fornece mudas para as outras hortas comunitárias do município. A secretária da Mulher, Denise Canesin, destaca que o apoio da Prefeitura foi fundamental em todas as etapas do projeto “As máquinas rotativas foram cedidas pela prefeitura para preparar os canteiros, as famílias envolvidas receberam regadores para molhar as hortaliças, a horta dispõe de caixa da água e, em breve, deve ter um poço artesiano para garantir a água necessária para a produção das hortaliças., tudo feito com o suporte integral da Prefeitura, que acredita no projeto e está expandindo o exemplo desta hora solidárias para outros espaços do município”,