COLUNAS

min de leitura - #

Apucarana ganhando

Editoria de Política

| Edição de 04 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Ao discursar ontem na assinatura de convênio do Senac com o Município, o prefeito Junior da Femac (PDT) disse que, a partir de 2013, com a gestão do prefeito Beto Preto (PSD), Apucarana parou de perder. “Antes, sob o comando de gestões temerárias, a cidade ficou endividada, perdia obras e convênios por falta de certidões negativas. Mas, a partir de 2013, a cidade passou a ganhar e acumular conquista de obras e boas parcerias”, comentou Junior da Femac, citando o convênio com o Senac como exemplo disso. O prefeito enalteceu o investimento da Fecomércio em Apucarana, aplicando R$ 1 milhão para revitalizar e preservar a nascente do Rio Pirapó e outra grande área pública junto ao Parque 70 anos.

Portugueses Junior da Femac também fez questão de destacar a importância da homenagem que será prestada pelo Senac, com um memorial e oliveiras junto à nascente do Pirapó, enaltecendo os pioneiros comerciantes portugueses de Apucarana. Ele fez referência ao saudoso empresário José de Oliveira Rosa, que foi um dos cidadãos que mais atuou em favor da emancipação de Apucarana.

Piana O vice-governador e presidente licenciado da Fecomércio, Darci Piana, lembrou que o Senac recebeu em doação o terreno da antiga Casa de Portugal mas, infelizmente, ficou impedido de executar obras e melhorias no local. “Passados muitos anos, vamos criar agora um belo espaço de convivência comunitária e, ao mesmo tempo, prestar uma justa homenagem aos pioneiros comerciantes lusitanos de Apucarana”, anunciou Piana. 

Sinal de celular I O deputado estadual Arilson Chiorato (PT) solicitou à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o fornecimento do sinal de telefonia celular no Distrito de Correia de Freitas, em Apucarana. Segundo ele, a torre de telefonia já está instalada na localidade, mas ainda não começou a operar. “A torre de celular já foi instalada, só falta a empresa começar a operar e fornecer o sinal de telefone e internet móvel para os moradores do Correia de Freitas e da região”, frisa.

Sinal de celular II No requerimento à Anatel, Arilson Chiorato lembra que o dispositivo instalado na localidade fica na Fazenda Maroneze e que os serviços devem ser prestados pela operadora Tim Celular S/A. “Não vejo por que não começarem os serviços. Espero que tenham sensibilidade com o nosso pedido, e que em breve os moradores de Correia de Freitas e vizinhança tenham acesso à telefonia móvel e de internet”.

Bombeiros O prefeito de Ivaiporã, Miguel Roberto do Amaral (PSDB), recebeu informação do deputado estadual Artagão Júnior (PSB) de que as obras do novo quartel do Corpo de Bombeiros serão retomadas em breve. Em função de problemas no terreno o projeto foi paralisado e precisou ser revisto. Os recursos do Governo do Estado para as obras são no valor de R$ 6 milhões.

Troféu a Moro Ao final da audiência na Câmara dos Deputados, anteontem à noite, o ex-juiz e ministro da Justiça, Sérgio Moro, foi presenteado com um troféu pelo deputado estadual paranaense Boca Aberta (PROS). O deputado comparou a taça ao prêmio do campeonato europeu Liga dos Campeões. No troféu está escrito “Sérgio Moro, a maior estrela do combate à corrupção”. Boca Aberta entregou o troféu após fazer um discurso de ataque ao PT.

Bate-boca O deputado federal Boca Aberta elevou o tom contra a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) e o marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo, usando inclusive palavras de baixo calão. A bancada do PT reagiu e teve começo de um bate-boca que se estendeu por alguns minutos. ”Cobiçado por craques como Neymar e Messi, o troféu agora ficará com o craque Moro”, declarou Boca Aberta.

Mandaguari I Os vereadores da Câmara de Mandaguari participaram nesta terça da Audiência Pública organizada pelo Poder Executivo sobre a revisão dos Planos Integrados (Diretor e de Mobilidade Urbana) da cidade. Os documentos regularizarão as intervenções no território municipal e ações de mobilidade de Mandaguari pelos próximos 10 anos. 

Mandaguari II A apresentação dos Planos Integrados foi realizada por técnicos da Fundação de Apoio da Universidade Federal do Paraná (Funpar), responsável por elaborar a revisão do material junto com engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Mandaguari. A reunião compreendeu a fase de análise pública de todas as etapas do plano e contribuição da comunidade sobre o que foi articulado até então.

Vapt Vupt

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgou 2.601 processos no primeiro semestre entre decisões colegiadas e monocráticas.
Segundo o TSE, o cadastramento biométrico de eleitores já atingiu 100 milhões de pessoas em todo o País.
No Vale do Ivaí, o cadastramento biométrico está sendo feito nas comarcas de Ivaiporã, Faxinal e Grandes Rios.
Nas comarcas do Vale, prefeituras estão colaborando com transporte de eleitores e campanhas educativas.