CIDADES

min de leitura - #

Apucarana informatiza serviços de saúde

Da redação

| Edição de 18 de maio de 2017 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Autarquia Municipal de Saúde já iniciou o processo de implantação do Sistema de Regulação da Assistência à Saúde de Apucarana. A empresa vencedora da licitação começou nesta semana a instalação da rede de internet que vai integrar toda a estrutura da saúde pública do município, incluindo as 28 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Samu, UPA e outros nove órgãos da rede de atendimento especializado.

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana informatiza serviços de saúde

O Sistema Municipal de Regulação será a única via de autorização, agendamento e controle dos serviços de saúde pública no município. No dia a dia do usuário dos serviços de saúde pública isso vai representar menos tempo de espera para ter acesso a uma consulta ou a realização de exames. “Vamos criar uma sala de regulação na Autarquia que irá autorizar todas as consultas, exames e demais procedimentos. Nossa meta também é reduzir deslocamentos inúteis dos usuários do SUS”, informa o prefeito Beto Preto.
O novo mecanismo será implantado com o início da operação do sistema informatizado para agendamento de exames e consultas, previsto para acontecer em 60 dias. A conexão da rede de internet teve início, nesta semana, com a instalação da antena central de distribuição do sinal, no terraço de um dos prédios mais altos da cidade.
“Agora está começando a instalação de antenas em 40 pontos da rede pública de saúde. A previsão é de que todos esses locais já estejam conectados à rede de internet até o fim de junho”, informa o superintendente do Departamento de Tecnologia da Informática da Prefeitura, Marcelo Marins.
Parte estrutura da saúde pública também necessita de equipamentos de informática para a integração proposta, tais como computadores e impressoras. Uma parte deste material, incluindo 50 computadores, 17 impressoras a lazer e 7 impressoras multifuncionais, foi adquirida com verba de emenda parlamentar do senador Roberto Requião, com investimento de R$ 250 mil. O restante, cerca de 100 computadores, está sendo comprado com recursos próprios do município, num montante aproximado de R$ 250 mil.
“O início da operacionalização do Sistema de Regulação da Assistência à Saúde vai ser um marco na melhoria da qualidade do atendimento da rede pública de saúde do nosso município”, avalia o prefeito Beto Preto.
“O resultado prático esperado é significativo para evitar perdas (no caso do não comparecimento do paciente na consulta no dia agendado), na organização das listas de espera por risco e vulnerabilidade, e ainda como forma de reduzir o tempo visando a realização dos procedimentos, ou seja, o período para o usuário ser atendido fica menor”, detalha o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
A implantação do sistema, complementa Kaneta, vai acabar com a necessidade do usuário do SUS ir até ao prédio da AMS para agendar consultas e exames. “O agendamento será feito na própria Unidade Básica de Saúde onde a consulta foi realizada”, explica Kaneta.