CIDADES

min de leitura - #

Apucarana intensifica manutenção em pontes

Da redação

| Edição de 14 de novembro de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Serviços Públicos de Apucarana concluiu nesta semana a manutenção de mais duas pontes rurais. Na região de Santa Luzia, os trabalhos da equipe municipal devolveram trafegabilidade para a ponte sobre o Rio Duelo. Já na outra empreitada, os serviços foram executados na travessia do Rio Barra Nova. “Foi basicamente realizada substituição de vigas deterioradas, por novas”, explica Jaime Gonçalves, secretário Municipal.

A conservação das pontes na zona rural é realizada constantemente, seguindo determinação do prefeito Beto Preto (PSD). “Hoje o produtor rural tem segurança ao passar por uma ponte em Apucarana, pois a prefeitura tem feito os investimentos necessários”, justifica Gonçalves. 
Ele lembra que em 2013, quando iniciou o atual mandato, a situação geral das pontes rurais era de precariedade. “Um trabalho árduo, mas que contribuiu para que a realidade hoje seja totalmente inversa”, comemora. A próxima ponte a receber melhoria deve ser a da comunidade do Pinhalzinho.
O prefeito Beto Preto frisa que o investimento na manutenção das pontes é realizado pela prefeitura e, em alguns casos, conta com parceria dos agricultores. “A prefeitura cede a mão-de-obra, maquinários e todo o material. Mas também há ocasiões onde o produtor rural nos auxilia com a cessão da madeira, doando eucaliptos, por exemplo”, conta o prefeito. Nas pontes que fazem divisa, há parcerias com a cidade vizinha.
Beto Preto salienta que a conservação das travessias sobre os rios é uma complementação do investimento feito nas estradas rurais. “De nada adiantaria todo o esforço em deixar as estradas em boas condições se o produtor não tivesse a segurança de uma ponte resistente”, conclui o prefeito de Apucarana.