CIDADES

min de leitura - #

Apucarana licita 39 km de obras em estradas rurais

Da redação

| Edição de 16 de maio de 2018 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura de Apucarana abre no próximo dia 28, na sala de licitações, as propostas de empresas interessadas em prestar serviços de recuperação de estradas rurais. De acordo com o prefeito Beto Preto (PSD), o certame visa contratação de empreiteira, na modalidade de concorrência pública menor preço global, para a recuperação de trafegabilidade e cascalhamento de 39 quilômetros. 

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana licita 39 km de obras em estradas rurais

“Temos um compromisso muito grande com o produtor rural de nossa cidade, que trabalha muito, faça chuva ou faça sol e pede muito pouco, sendo via de regra a conservação das estradas por onde escoam as riquezas do campo. No dia a dia, já desenvolvemos um cronograma de conservação de nossos cerca de 600 quilômetros de estradas rurais e, com essa terceirização, iremos dar mais agilidade aos serviços atendendo a quatro importantes trechos”, pontua Beto Preto.
A licitação prevê a recuperação de 10 quilômetros da estrada entre os distritos de Correia de Freitas e São Pedro Taquara, 12 quilômetros da Estrada do Xaxim, nove quilômetros da estrada da Santa Luzia até o Distrito de Vila Reis, e oito quilômetros da Estrada do Tatuzinho. Ao todo, os 39 quilômetros representam a recuperação de um total de 224 mil metros quadrados de estradas. 
“Os serviços que deverão ser executados envolvem a limpeza lateral da estrada, suavização do talude, fixação do leito com nivelamento e abaulamento, construção de sangradouros laterais (bigodes), lombadas e caixas de contenção”, explica Jaime Gonçalves, secretário de Serviços Públicos. 
O investimento máximo previsto com a licitação é de R$407.186,00, com o custo da recuperação de cada quilômetro orçado em até R$10.440,67. “O prazo para a execução dos serviços, não poderá ser superior a 120 dias contados da assinatura do contrato, sendo que a empresa deverá iniciar os serviços no prazo máximo de 10 dias a partir da ordem de serviço.
As empreiteiras interessadas em participar da licitação podem protocolar proposta até as 8h30 do dia 28 de maio. O edital pode ser acessado através do portal oficial da Prefeitura de Apucarana, no endereço http://www.apucarana.pr.gov.br. (EDITORIA DE CIDADES)