OPINIÃO

min de leitura - #

Apucarana não pode ficar sem a coleta seletiva

Da Redação

| Edição de 02 de dezembro de 2016 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Apucarana não pode abrir mão da coleta seletiva de lixo. Nesta semana, a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana (Cocap) anunciou que poderá interromper o serviço na próxima quarta-feira. Sem licença ambiental desde 2013, a cooperativa recebeu um ultimato da prefeitura para regularizar a situação.
No entanto, a Cocap afirma que não tem condições de cumprir a exigência. Isso porque a entidade mantém armazenadas milhares de lâmpadas em seu barracão, o que dificulta qualquer tentativa de obter a licença junto ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP). Essas lâmpadas deveriam receber a destinação correta, através da Associação Brasileira da Indústria de Iluminação (Abilux), mas isso não ocorreu até agora. O caso está na Justiça.
A situação é preocupante. O serviço de coleta de lixo reciclável é importante para o meio ambiente e também para garantir renda a pessoas que trabalham na cooperativa. Atualmente, a Cocap conta com 35 cooperadores e coleta, mensalmente, 350 toneladas de lixo reciclável.
A Prefeitura afirma que pretende auxiliar a cooperativa a buscar uma solução. Isso é essencial. Esse serviço precisa ser mantido e, principalmente, aprimorado.
Infelizmente, a cobertura da coleta seletiva perdeu fôlego em Apucarana há bastante tempo. A Cocap deixou de atender muitos bairros e o número de cooperados caiu bastante.
Primeiro, esse serviço precisa ser mantido e cabe à Prefeitura buscar alternativas nesse sentido. Segundo, é fundamental ampliar o número de bairros beneficiados. Terceiro, é urgente retomar o trabalho de conscientização.
Como o caminhão não passa mais em algumas regiões, muitos moradores deixaram de fazer a separação dos materiais recicláveis, voltando a jogar latas, plástico, papel, entre outros resíduos, no lixo comum. Isso reduz a vida útil do aterro sanitário.
A Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana presta um importante serviço social e ambiental. É preciso garantir o seu amplo funcionamento ou buscar alternativas, sem não houver outro caminho. O que não pode é Apucarana ficar sem a coleta seletiva de lixo. Isso trará um prejuízo irreparável às famílias e também ao próprio meio ambiente. Esse trabalho deve ser urgente, evitando que o serviço seja interrompido.