COLUNAS

min de leitura - #

Apucarana no Voe Paraná

Editoria de Política

| Edição de 07 de agosto de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.


O prefeito Junior da Femac (PDT) está em Curitiba deste o final da tarde de ontem, para tratar exclusivamente da questão do Programa Voe Paraná, que não incluiu Apucarana no grupo de cidades contempladas na primeira etapa. “Nosso aeroporto tem todas as condições necessárias para receber linhas regulares, inclusive liberadas pelos órgãos federais responsáveis pela aviação civil. Temos pista com pavimentação renovada de 1.400 metros de extensão por 30 metros de largura, e todas as condições para operação de pousos e decolagens diurnas e noturnas”, argumenta Junior. Ele acrescenta que Apucarana tem 135 mil habitantes; é sede de região metropolitana, com uma área de influência de 400 mil habitantes; tem um polo universitário com uma universidade federal e o maior campus da Unespar no Paraná; sedia o maior polo de produção de roupas no Estado; e potencial para demanda de passageiros na ligação aérea com Curitiba.

Apoios imediatos O prefeito informou que ainda ontem remeteu ofícios ao vice-governador Darci Pianna, ao secretário chefe da Casa Civil, Guto Silva, ao secretário de Saúde, Beto Preto, e aos deputados José Aparecido Jacovós (PL), Arilson Chiorato (PT), Tiago Amaral (PSB), solicitando apoio para a inclusão de Apucarana no Programa Voe Paraná. “De imediato recebemos o apoio de todos eles, que também já reforçaram o pedido junto ao governador Ratinho Junior”, revelou Junior da Femac.

Solidários Segundo Junior da Femac, ao mesmo tempo, durante todo o dia, empresários e lideranças do agronegócio também mantiveram contato para se solidarizar nesta luta a favor de Apucarana. “Outras cidades como Guarapuava e Umuarama também não estão inclusas nesta primeira etapa do programa e também já se mobilizam para serem contempladas”, comentou Junior.

Requerimento O vereador Lucas Leugi (Rede) também protocolou na Câmara de Apucarana, ontem, endereçado ao secretário estadual de Infraestrutura e Logística pedindo a inclusão de Apucarana no Voe Paraná. “Apucarana é a cidade polo do Vale do Ivaí, uma cidade metrópole, em que o comércio é pujante. As cidades vizinhas buscam Apucarana como referência de comércio. Ficar de fora de um programa tão importante como este é inadmissível, até porque a nossa cidade é uma das casas do governador”, justificou o vereador.

Concurso público A Comissão Especial de Concurso Público da Câmara de Apucarana esteve no Tribunal de Contas do Paraná (TCE-PR), tratando de detalhes técnicos do concurso que será realizado pelo Legislativo. O concurso vai ofertar de imediato vagas para contador e copeiro. As demais para advogado, escriturário legislativo, adjunto legislativo, telefonista e zelador são para cadastro da reserva. O edital deverá será lançado em breve e o concurso concluído até março/2020.
Servidora O Procurador Geral da Câmara de Apucarana, Danylo Acioli, também esteve no TCE-PR e entregou o Termo de Ajuste de Conduta (TAC) informando que existe uma servidora comissionada, lotada no departamento de contabilidade da Câmara, em razão de discussão judicial. “O Tribunal informou estar ciente e que o TAC justifica a nomeação de uma nova servidora em comissão para o cargo de contadora e que o TAC é suficiente para a realização do concurso”, explicou Danylo.

Cautela O presidente da Câmara de Arapongas, vereador Osvaldo Alves dos Santos PSC), o Osvaldinho, diz que tem procurado atuar com cautela na condução dos trabalhos legislativos, de maneira que tudo seja feito dentro da legalidade. “Nós não podemos aprovar algum projeto aqui hoje e amanhã o promotor vai dizer que não”, afirma Osvaldinho, referindo-se até ao projeto do Vale Alimentação dos servidores que está gerando polêmica.

Respeito Já o vereador Reivaldo dos Santos (PTB) não gostou nem um pouquinho de o colega Aroldo Pagan (PHS) ter comparado a Câmara de Arapongas como “um circo, um picadeiro”. Ele diz que da sua parte não tem feito ninguém de palhaço. Na sua opinião, é preciso que haja respeito entre os vereadores, com cada respeitando o voto do outro. “Se somos todos filhos de Deus, somos irmãos, então é preciso respeito”, reafirmou..

Previdência O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse ontem que o governo espera que a votação em segundo turno da reforma da Previdência seja encerrada hoje na Câmara dos Deputados. Votação foi iniciada ontem à noite. “Queremos a nova Previdência, se possível, aprovada no início da noite de amanhã (hoje). Também sabemos que a oposição deverá apresentar uma série de destaques. Precisamos construir uma estratégia para enfrentar isso”, disse.

Vapt Vupt

As eleições para prefeito e vereador acontecem somente em 2020, mas as pré-campanhas já tiveram início.       
Tanto prefeitos como vereadores estão dedicando parte do tempo fora do expediente para contatos políticos.   
Deputados federais e estaduais também estão percorrendo a região com vistas a organizar os partidos.           
O objetivo é fortalecer os partidos com novas lideranças políticas que possam disputar cargos eletivos.