POLÍTICA

min de leitura - #

Apucarana prepara início do programa Feira Verde

DA REDAÇÃO

| Edição de 16 de julho de 2021 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

A pós a aprovação do projeto pela Câmara de Vereadores, a Prefeitura de Apucarana prepara a operacionalização do Programa Social Feira Verde. As secretarias da prefeitura envolvidas diretamente na ação vão agora, com base na lei aprovada, estabelecer a estrutura e definir os passos para colocar o programa em prática. 

Para se beneficiar do “Feira Verde”, a pessoa levará ao ponto de troca materiais recicláveis (papel, papelão, vidro, entre outros), recebendo em troca uma quantidade de produtos hortifrutigranjeiros de acordo com o calendário e critérios estabelecidos pelo Município. 
O prefeito Junior da Femac se reuniu nesta semana com o vereador Rodrigo Lievore Recife (DEM), que sugeriu o projeto, para discutir detalhes da operacionalização. “Conheci o projeto na cidade de Ponta Grossa e apresentei ao prefeito Junior da Femac. A ideia foi aceita e em poucos dias o prefeito encaminhou o projeto à Câmara, onde foi discutido e aprovado pelos vereadores”, afirma Lievore.
O prefeito salienta que o programa, além de benefícios sociais, também representa ganhos para a agricultura familiar e o meio ambiente. “Ganha a família que traz o reciclável e leva o alimento para casa, gera renda para a Cooperativa dos Catadores de Materiais Recicláveis de Apucarana que vai processar esse material, fortalece a agricultura familiar que vai fornecer o hortifruti e ganha o meio ambiente pois o reciclável deixará de ser descartado na natureza”, pontua Junior da Femac.  
O prefeito destaca que o programa tem ainda como foco a educação ambiental e a segurança alimentar e nutricional. “Estamos incentivando a reciclagem, conscientizando a sociedade sobre os benefícios de se preservar o meio ambiente por meio da coleta seletiva, além de promover o recolhimento de resíduos recicláveis, evitando que eles parem em rios, córregos, ruas e terrenos, melhorando as condições de higiene e limpeza no Município”, reforça.