COLUNAS

min de leitura - #

Apucarana prestigiada

Editoria de Política

| Edição de 01 de fevereiro de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

No primeiro mês de 2019, que findou nesta quinta-feira, Apucarana comemorou seus 75 anos de emancipação política e administrativa, sendo brindada com visitas ilustres. Por aqui passaram a ministra da Agricultura, Tereza Cristina; o governador Ratinho Junior (PSD), os secretários da Agricultura, Norberto Ortigara, e da Saúde Beto Preto (prefeito licenciado); o presidente da Cohapar, Jorge Lange; o comandante geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Péricles de Matos; o delegado geral da Polícia Civil do Paraná, Sílvio Jacob Rokenbach; o diretor geral do Detran-PR, coronel César Vinicius Kogut; o deputado federal Sérgio Souza; além de mais de uma dezena de deputados estaduais e federais. Quem faz este balanço é o prefeito em exercício Junior da Femac (PDT), que se manifesta entusiasmado com a força política de Apucarana.

Bandeira na Alep A bandeira de Apucarana surgiu ontem no plenário da Assembleia Legislativa do Paraná. Quem a levou foi o prefeito em exercício de Apucarana, Junior da Femac. Ele justificou que esse foi um momento histórico para Apucarana, que ficou 32 anos sem um representante na Assembleia Legislativa e que agora passa a contar com dois deputados: Arilson Chiorato (PT) e o Delegado Jacovós (PR).

Mais força Para Junior da Femac, Apucarana passa a ter mais força política em âmbito estadual, com dois deputados estaduais e ainda o secretário de Saúde, Beto Preto. “Com estes ilustres apucaranenses atuando junto ao Governo do Estado, certamente que Apucarana e região irão conquistar mais obras, programas e serviços para a população”, frisou Junior. 

Interbairros Neste sábado, a partir das 9 horas, Junior da Femac e Beto Preto inauguram o novo eixo de interligação de bairros da região norte de Apucarana. Foram investidos cerca de R$ 700 mil para a abertura de novas ligações entre o Jardim Ponta Grossa, Dom Romeu e Araucária. As novas vias também permitirão uma nova alternativa para acessar a área central de Apucarana, vindo de Arapongas.

Fênix Outro evento previsto para hoje em Apucarana é a autorização da ordem de serviço para o início das obras de reforma e melhorias no prédio do Cine Teatro Fênix. Serão investidos R$ 300 mil para instalação de uma nova cobertura, pintura externa, fixação de janelas e execução do projeto de prevenção de incêndio. O ato acontece às 10 horas no Fênix. 

Chefe em Ivaiporã A 22ª Regional de Saúde em Ivaiporã, com abrangência de 16 municípios do Vale do Ivaí e da região central do Estado, já tem um chefe regional. Saiu ontem a portaria do Governo do Estado que nomeou Eleane Rother como ocupante do cargo. Eleane, que foi a chefe da regional nos últimos quatro anos, foi reconduzida ao cargo por indicação do ex-prefeito Luiz Carlos Gil (PSDB). 

Posse de Souza O deputado federal Sérgio Souza (MDB-PR) tomou posse para seu segundo mandato consecutivo, ontem. A 56ª legislatura (2019-2023) começa com uma renovação de 47,37% em comparação a anterior. Sérgio Souza obteve a 15ª maior votação (94.077 votos) e foi um dos quinze deputados, dos trinta eleitos pelo Paraná, que foram reconduzidos ao cargo.

Dedicação Durante a solenidade, Sérgio Souza disse que neste segundo mandato vai trabalhar com o mesmo afinco e dedicação. “Trabalharemos dia e noite para honrar a confiança depositada em nós, trabalharemos fiscalizando e apoiando o novo governo com o objetivo de construirmos um Paraná mais forte para que todos possam viver melhor”, destacou Sérgio Souza.

Boca Aberta O polêmico deputado federal eleito de Londrina, Emerson Miguel Petriv, popular Boca Aberta (PROS), tomou posse ontem na Câmara Federal, em Brasília, já chamando a atenção dos parlamentares. Ele se vestiu todo de azul, inclusive com uma camisa social idêntica à do Londrina Esporte Clube (LEC), que ele costuma usar. Ele prometeu trabalhar duro contra a corrupção.

Tiririca O deputado federal Tiririca (PR-SP) disse ontem que assume mais um mandato na Câmara por um pedido da população. Ele chegou a anunciar que não concorreria à reeleição em outubro, mas mudou de posição e foi reconduzido. “Eu estou aqui porque o povo, cara, o povo quer. O povo gosta de gente humilde, de gente educada, de gente que não rouba”, disse.

Vapt Vupt

Prefeitos da região foram em grande número ontem a Curitiba para prestigiar a posse dos deputados estaduais.
Alguns aproveitaram a viagem à Capital do Estado, durante a manhã, para visitar secretarias de Governo.    
Assim que tomaram posse deputados estaduais com votos na região já receberam pedidos de prefeitos.
Vereadores e outras lideranças políticas do Vale do Ivaí também esperam ser atendidos pelos parlamentares.