CIDADES

min de leitura - #

Apucarana quer aprimorar Defesa Civil

Da redação

| Edição de 14 de janeiro de 2020 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

Uma reunião entre o prefeito Júnior da Femac e o comandante do 11º Grupamento de Bombeiros (GM) de Apucarana, major André Lopes, definiu uma série de ações para aprimoramento da Defesa Civil. Entre as medidas discutidas estão o reforço no Sistema Eletrônico de Preenchimento de Dados da Defesa Civil (SISDC), a criação de um canal de comunicação exclusivo com a população e implantação de alertas pluviométricos.
O encontro, realizado na última sexta-feira no gabinete municipal, contou com a participação do comandante da Guarda Municipal de Apucarana e coordenador municipal da Defesa Civil, GM Alessandro Pereira Carletti. “A Defesa Civil já desenvolve muito bem sua missão, mas é nossa responsabilidade estarmos sempre vigilantes de modo a aprimorar frequentemente o sistema de prevenção e resposta”, pontuou o prefeito.
Júnior frisa que os eventos climáticos são os que mais preocupam nesta época do ano. Na tarde de anteontem, por exemplo, alagamentos pontuais foram registrados em várias regiões da cidade (ver box). “Há 30 dias tivemos uma grande precipitação pluviométrica que afetou poucas áreas da cidade, sinal de que o trabalho de zeladoria da cidade por parte da prefeitura está sendo bem executado”, afirmou o prefeito.
Segundo Júnior da Femac, Apucarana tem três pluviômetros. “Uma das decisões que tomamos é aprimorar o sistema de alerta através destes aparelhos, que estão instalados no pátio de máquinas da prefeitura, na sede do 10º BPM e Colégio Agrícola Estadual Manoel Ribas”, comunicou Júnior. 
Durante o encontro, o comando do Corpo de Bombeiros de Apucarana detalhou o funcionamento do SISDC – Sistema Eletrônico de Preenchimento de Dados da Defesa Civil, programa pioneiro elaborado pelo Governo do Paraná que desde 2013 está em funcionamento no município. “A principal ferramenta para a gestão municipal é o Plano de Contingência Online, no qual áreas de atenção, abrigos, recursos e pessoal envolvido na resposta são cadastrados, facilitando o atendimento”, explicou major André Lopes.
Um profissional da área da engenharia ou arquitetura será destacado para auxiliar a Defesa Civil de Apucarana na administração do abastecimento de dados junto ao SISDC. 

CANAL
A criação de um canal de comunicação através de um telefone exclusivo para a Defesa Civil também foi pauta da reunião. A ideia é buscar a ativação do telefone 199 como linha direta com a Defesa Civil. Atualmente, as chamadas são encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros (193), Polícia Militar (190) e Guarda Municipal (153).