CIDADES

min de leitura - #

Apucarana recebe especialização em saúde pública

Aline Andrade

| Edição de 11 de julho de 2019 | Atualizado em 25 de janeiro de 2022

Fique por dentro do que acontece em Apucarana, Arapongas e região, assine a Tribuna do Norte.

O secretário Estadual de Saúde Beto Preto esteve ontem à tarde em Apucarana, na sede da 16ª Regional de Saúde (RS), para solenidade da aula inaugural do curso de pós-graduação em Saúde Pública oferecido pela Escola Estadual de Saúde em parceria com a Escola Nacional de Saúde Fio Cruz. 

Imagem ilustrativa da imagem Apucarana recebe especialização em saúde pública

Estiveram presentes o chefe da 16ª RS, Altimar Carletto, representantes de diversas instituições de ensino de Apucarana e região, além da vice-diretora da Escola de Governo em Saúde da Fio Cruz Rosa Maria Pinheiro Souza. Também participaram da solenidade o prefeito de Apucarana Júnior da Femac, o prefeito de Arapongas Sergio Onofre, o prefeito de Jandaia do Sul Benedito José Pupio, vereadores e demais autoridades locais. 
O curso de pós-graduação em Saúde Pública lançado em Apucarana é totalmente gratuito e será ministrado na 16ª RS para 46 alunos, entre servidores municipais e estaduais de Apucarana e região. São 34 alunos de municípios da área de abrangência da 16ª Regional de Apucarana, bem como das Regionais de Saúde de Maringá, Londrina, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Toledo, Telêmaco Borba e Ivaiporã.  A pós-graduação lato sensu terá carga horária de 380 horas/aula, com aulas duas vezes ao mês. A previsão de término do curso é em maio de 2020. 
De acordo com o secretário Beto Preto, a Escola de Governo do Paraná existe há 54 anos, mas há 20 anos não trazia cursos como estes para o interior, quadro que o governo do Estado pretende reverter. “Estamos lançando um grande trabalho, um grande projeto hoje. Nós precisamos de técnicos que tenham mais conhecimento e habilidade para montagem da administração do Sistema Único de Saúde. Hoje é um passo adiante, começamos essa turma na região, ainda neste semestre devemos iniciar uma turma na região metropolitana de Curitiba e queremos levar essas ações de saúde para todo o Estado”, afirmou. 
Para Beto Preto, a qualificação é um investimento feito pelo Estado para oferecer um melhor serviço à população. “É muito importante de qualificar funcionários públicos, o SUS já tem 31 anos e precisa se consolidar, para isso são necessários servidores técnicos, com curso superior, que estejam capacitados dentro do bojo do seu trabalho e há muito tempo não se fazia uma capacitação como esta na região norte do Paraná”, disse. 
O prefeito Junior da Femac comemorou o investimento do Estado na formação dos servidores da saúde agradeceu ao secretário Estadual pelo curso. De acordo com ele, Apucarana é uma cidade polo regional, então é natural que este curso aconteça aqui. 
“Quero agradecer ao secretário Beto Preto que trouxe esse curso por ter lembrado de Apucarana, da nossa regional. Este curso servirá para qualificar, para atualizar os conhecimentos dos servidores para melhor atender essa demanda crescente dos serviços públicos, sobretudo de saúde e educação. De fato, precisamos ter cada vez mais profissionais habilitados, formados e informados para melhor atender a população de Apucarana de toda 16ª Regional de Saúde”, disse.